Nuno Silva, presidente Sportarc: “o nosso objetivo é continuar a promover o desporto e fazer com que os nossos voluntários continuem motivados”

O DD esteve na sede da Sportarc onde entrevistou Nuno Silva presidente da associação

No sentido de entender quais os objetivos, ideias, valores e características do Sport Clube de Arouca (Sportarc), o DD esteve à conversa com Nuno Silva, Presidente desta coletividade, que explicou quais são os “métodos e ferramentas” para fazer “mexer” esta entidade desportiva. O dirigente também explicitou quais as carências, e quais as metas a atingir já num futuro próximo.

DD-Quando e com que finalidade foi criado o Sport Club de Arouca?

NS- A Sportarc surge em 2015, através de um conjunto de amigos ligados ao desporto, que queriam fazer uma associação mais abrangente, que tivesse várias valências, para promover o desporto e a qualidade de vida. Ou seja, havia o objetivo de divulgar e potenciar desportos de Natureza e, dessa forma, foram criadas as valências do Running, do BTT, a Aventura (nas modalidades Canyoning, Rafting e percursos pedestres), nos motorizados o Mototurismo (passeios de mota em estrada) e no off-road (passeios fora de estrada como motos e 4×4), com a valência do TT.

Fizemos também uma aposta grande a nível informático, para podermos fazer chegar às pessoas, (de uma forma digital), aquilo que somos, e também para promover o desporto. Depois vestimos a camisola, sendo que esta é uma associação de pessoas voluntárias, sem fins lucrativos.

DD-Neste momento quantas modalidades compõe o vosso clube? Tentam por norma realizar, sempre que podem, provas para todas as modalidades, ou as condições climatéricas e os atletas inscritos (por modalidade) propiciam o desenvolvimento de provas mais para umas modalidades do que para outras?

NS- No Verão promovemos mais o mototurismo e os desportos de água (rafting/canyoning), assim como os passeios de mota. Depois na Primavera (maio) temos o trail e running, e no Outono o todo o terreno. No que toca ao número de inscritos (atualmente) os trail e os todo o terrenos são as modalidades a que as pessoas aderem mais.

DD-Logisticamente e sazonalmente como se organizam na realização das provas por modalidade?

NS-Em todos os eventos organizados pela Sportarc e Parecerias (52) registamos mais de 10.000 participantes, em todas as modalidades, com atletas do todo o pais, e também internacionais como Espanha, França, Suíça, Alemanha e Holanda

Para além dos nossos eventos temos também equipas que participam em competições e levam o nome da Sportarc, e de Arouca, a todo o pais. Na modalidade de Trail (corrida) com 206 participações, no ano 2022, em corridas a nível nacional, incluído uma prova nos Açores, na Madeira e uma em Espanha, e com 50 pódios conquistados, entre gerais e escalões. Na modalidade de desportos motorizados off-road temos pilotos de todo-o-terreno e enduro, com 11 participações no ano de 2022.

Estamos, também, a desenvolver uma pareceria com o Clube do Paiva, com a preocupação da sustentabilidade, uma atividade que passará pela organização de eventos de recolha de lixo na margem do Rio Paiva, bem como ações de sensibilização

DD-Acreditam que todos os jovens na sua infância e adolescência deviam ter uma formação para o desporto, no sentido de diversificar cada vez mais a distribuição dos participantes pelas modalidades e, quiçá, criar mais desportos?

NS-Claro que sim. Se calhar ajudava os pais trazerem os filhos para desportos diferentes. Nota-se que há uma preocupação muito grande em levá-los para o futebol, ou para a natação. Depois é preciso sair da caixa, daí a importância da Sportarc para divulgar outros desportos por exemplo de natureza.

DD-De que maneira a Sportarc aposta na formação desportiva da juventude de modo a captar mais elementos? Que benefícios trará essa promoção e divulgação para a comunidade em geral?

NS- Não temos formação ainda. Isto porque a Sportarc surgiu do nada, e isso faz com que as coisas andem mais devagar. Com as futuras instalações o objetivo é fazer lá um polidesportivo.

DD-Acreditamos que não deve ser fácil promover com frequência eventos e atividades dos mais variados géneros. Desse modo com que apoios e ajudas conseguem realizar as vossas atividades tão regularmente como nos tem habituado?

NS-Temos algum apoio institucional, em alguns eventos, apesar de reduzido. Depois temos apoios assentes em patrocinadores (empresas particulares), e o resto é por força do voluntariado, temos essa vantagem e é menos esse custo. E também o que angariamos dos eventos. A única riqueza que temos são os associados e as pessoas prontas “a vestir a camisola”, e a praticar desporto.

DD-Qual a vossa maior necessidade e carência no que diz respeito a meios e estruturas para praticarem os mais variados desportos?

NS- Quanto à futura sede da Sportarc, estamos com projeto para requalificação das instalações da antiga associação “2002 Nogueiró” – um espaço com 800m2, e que pretendemos requalificar para desenvolver atividades de desporto indoor. Essas instalações terão também um espaço para crianças, de diversão e iniciação ao desporto, formação, nutrição, estágios, e um espaço de lazer. Tudo isto no sentido de potenciar, ainda mais, a nossa missão. É um projeto muito arrojado e que será necessário um esforço muito grande, bem como os mais diversos apoios.

DD-Qual a vossa estratégia para reunir mais associados e, assim, dinamizar o desporto?

NS-Temos 3600 sócios e para angariar mais sócios realizamos eventos, sempre para promover o desporto, pois esse é o objetivo principal da Sportarc.

DD-Quais os vossos próximos eventos que desejem ver já promovidos?

NS- Encontra-se já a decorrer, para 14 de maio, o Trail dos Passadiços do Paiva. Já abriram as inscrições.

DD-Quais os principais objetivos para o futuro?

NS-Continuar a promover o desporto e fazer com que os nossos voluntários continuem motivados. Porque as pessoas que trabalham connosco têm profissões / vida pessoal, e fazem isto por gosto para nos ajudar. Isso é que é importante, mantê-los motivados.

Texto: Ana Castro

Fotos: Sportarc

Nuno Silva na entrevista
Início de uma prova de running
Modalidade TT todo o terreno
sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também