Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga com níveis históricos em todas as linhas de atividade 

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) ultrapassou, em 2022, os níveis máximos históricos em todas as linhas de atividade, superando mesmo os volumes de produção alcançados no período anterior à pandemia Covid-19, nomeadamente os do ano 2019, no qual já se haviam superado os máximos de produção.

Por outro lado, o nível de satisfação dos utentes com os serviços prestados manteve-se em níveis muito elevados, sendo que 45,04% dos utentes classificam a sua experiência com a instituição com a pontuação de 9 ou 10 (numa escala de 0 a 10). 

O ano 2022 foi também muito positivo em termos de valorização e diferenciação da resposta assistencial aos doentes da região, com destaque para a qualificação do apoio à urgência, com alargamento da presença de cardiologistas ou a introdução do apoio de gastroenterologistas, com o início da atividade de podologia, com especial destaque para o tratamento dos doentes com Pé Diabético.

O reforço da atividade serve para melhorar os indicadores de acesso, conforme estratégia do Ministério da Saúde. Conseguiram, assim, assegurar que 94% das Consultas Externas foram realizadas dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG) e também que 90% das Cirurgias foram realizadas dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG). Desta forma, conseguiram que o CHEDV tivesse assegurado uma execução total do Contrato Programa em 100,5%.

O CHEDV tem uma prática de avaliação da satisfação dos seus utentes, de acordo com a metodologia NPS (Net Promoter Score). Esta metodologia, usada de forma transversal por organizações de todos os sectores de atividade, avalia a satisfação dos utentes mediante a classificação que estes atribuem ao serviço obtido numa escala de 0 a 10. Essa metodologia foi introduzida em 2019 e até hoje enviaram, cerca de 475.000 inquéritos de satisfação, com taxa de respostas de 11% (cerca de 55.000 respostas).

Os dados relativos a 2022 são os seguintes: 193.002 inquéritos enviados, em que foram respondidos 33.457 (17,3%); com respostas classificando com 9 ou 10 – 15.070 utentes, ou seja, 45,04%; Respostas classificando com 7 ou 8 – 11.481 utentes, ouseja, 34,32%; e com respostas classificando entre 0 e 6 – 6.906 utentes, ou seja, 20,64%.

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também