António Costa, Presidente da União de Freguesia de Sobrado e Bairros: “Só me comprometo com aquilo que sei que posso fazer”

António Costa, Presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, é presidente há um ano, embora já tenha exercido dois mandatos em anos anteriores, contudo, como presidente da freguesia de Bairros. 

O gosto pelo que faz e pelo que pode fazer pelas freguesias é o que o motiva a candidatar-se, assim como as pessoas que confiam no trabalho que faz e o incentivam a continuar.

O seu objetivo enquanto presidente é ajudar a desenvolver as freguesias que preside, contribuir com tudo o que puder para que estas se desenvolvam e fiquem com cada vez menos problemas. Tenciona ajudar sempre o povo, e principalmente, ouvir as pessoas e ajudá-las sempre que possível, uma vez que muitas o abordam sobre problemas nas freguesias, nomeadamente, por causa de estradas, problemas à porta de casa, entre outros. Contudo, o presidente refere “só me comprometo com aquilo que sei que posso fazer”, revelando que a humildade e a honestidade são os valores que mais preza. Indica que quando é abordado em relação a certos assuntos da freguesia como por exemplo obras, tenta perceber inicialmente se aquilo que lhe é pedido é concretizável e, no caso de não ser, prefere dizê-lo na hora do que prometer que o faz e depois não conseguir, sempre se guiou nesse sentido e é assim que quer continuar a exercer o seu cargo.

As freguesias ainda têm atualmente diversos problemas por resolver, nomeadamente, ao nível de obras de proximidade e do saneamento, que se tratam de obras “que envolvem muitos gastos e que não são fáceis de se realizar constantemente”, refere o autarca.

Apesar disto, tem realizado as obras que são mais necessárias e que se podem ir fazendo, contando com “bastante apoio do executivo, assim como as pessoas que fazem parte da junta que são incansáveis”, revela ainda dizendo não sentir diferenças ao nível de ajudas, dos anos anteriores em que já esteve como presidente.

Existem bastantes ideias que gostava de fazer nas freguesias e que se tivessem mais meios pretendiam fazer, apesar de considerar que, o facto de serem duas freguesias dificulta o trabalho, enquanto presidente, uma vez que acredita que não consegue chegar ao pedido de todas as pessoas. Trata-se, inclusive, de uma luta que tem feito com grande parte das pessoas das freguesias, que à semelhança, de António Costa, pretendem a desagregação destas freguesias. Revela que, neste momento, o abaixo-assinado que fizeram para esta desagregação, já se encontra na assembleia e está perto de ser concretizado. “A maior dificuldade é, sem dúvida, em Bairros, porque estas duas freguesias são aquelas que têm mais diferenças no concelho, uma vez que Sobrado está agregado ao Município e acaba por ser mais beneficiado naturalmente”, demonstrando também que a agregação destas freguesias não beneficiou nenhuma, principalmente a de Bairros.

Nas freguesias o principal ponto atrativo é o centro da vila, em Sobrado e o rio Paiva, em Bairros. O centro da vila tem sido, recentemente, remodelado essencialmente pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva que é quem tem normalmente mais responsabilidade nestes locais principais e, relativamente ao rio Paiva, António Costa admite que “tem pensado sobre a possibilidade de uma praia fluvial naquele local, assim como um parque de campismo, uma vez que aquela zona tem muito potencial para isso”, no entanto, “são necessárias autorizações de proprietários e verbas que ainda não são possíveis de momento”. 

A ideia seria dar uma nova vida aquele local para atraírem mais visitantes e aproveitar aquilo que a natureza dá. Neste momento já existe, naquele local, um hotel (Rio Moments) que foi bem aproveitado e beneficiou da bela localização e estão a ser também reconstruídas umas casas que ligam até à ponte de Melo.

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também