Doenças ocupacionais

Por: Drª Glaúcia Souza

No artigo de hoje, abordarei as doenças ocupacionais que mais acometem profissionais de vários setores, a importância de apoio psicossocial e incentivo às atividades físicas, bem como direcionamentos para uma vida mais saudável.

Começarei pelas vias respiratórias, a antracose pulmonar por exemplo, é uma doença que assim como a asma ocupacional, afeta nomeadamente os colaboradores que atuam em carvoarias e ao contato direto com a fumaça.

Costuma ser mais grave do que a asma ocupacional, provocando lesões nos pulmões, atenção às doenças respiratórias, pois podem resultar em cansaço, diminuição da produtividade e consequentemente raciocínio mais lento.

A nível da pele, tem-se uma boa relevância de casos, ligados ao sistema nervoso, onde se pode enfatizar o aparecimento de disfunções dérmicas e dermatose ocupacional, especialmente devido à sua extensão e à exposição aos mais diversos agentes, que causam reações alérgicas, quando há contato direto com produtos químicos, como graxas e óleos mecânicos.

Seguindo para possíveis perdas auditivas, total ou parcial, implementar rastreios de audiometria, é essencial quando a exposição do trabalhador à ruídos, é contínua.

Essa prevenção ajuda na diminuição da perda auditiva, quando consideramos que a mesma ocorre lentamente e pode começar de forma impercetível.

Com esse acompanhamento será mais provável que se consiga evitar um dano irreversível.

Acrescento que o alvo para essa prevenção é maior com os trabalhadores da indústria ou da construção civil, mas é preciso ficar também atento, aos operadores de telemarketing.

E passando para algo menos visível e palpável, porém, claramente sentida por todos em alguma fase da vida, ressaltarei as doenças psicossociais.

Empresas e trabalhadores independentes, têm percebido cada vez mais, a importância de obter esclarecimentos sobre patologias psicossomáticas, de ordem emocional, como a depressão ou a chamada síndrome de burnout.

A pressão constante para cumprir com as funções, produzir sem motivação, cargas horárias excessivas, levam cada vez mais colaboradores ao afastamento dos seus postos de trabalho.

Cuidar da mente, e obter informações sobre a maneira correta de realizar as funções é fundamental.

Entre tantas doenças que podemos somatizar no corpo, perceber que atividades físicas, alimentação saudável, momentos de lazer e bons pensamentos são primordiais quando desejamos obter um alicerce para uma vida mais feliz.

A saúde começa de dentro para fora e deve ser aplicada no setor pessoal e profissional.

Cuide de Si.

sobre o autor
Glaucia Souza
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também