Polo Escolar de Rossas recebeu projeto “Bola Mágica” da Federação Portuguesa de Futebol

O Polo Escolar da freguesia de Rossas, em Arouca, recebeu a iniciativa piloto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tem como objetivo promover a atividade física e desportiva nas crianças do 1ºciclo do ensino básico. Nas próximas 12 semanas irão ser realizadas novas sessões por todo o país, no âmbito desta iniciativa que permitiu fazer vários testes com os alunos daquela unidade escolar e que, serão repetidos para avaliação e análise do desenvolvimento dos jovens.

Trata-se de uma das 44 escolas no país e a única do distrito de Aveiro a receber este projeto da FPF, que será implementado no horário das atividades de enriquecimento curricular (AEC) ou de componente de apoio à família (CAF), consistindo na oferta estruturada de sessões lúdicas de atividade física.

Estas sessões pertencentes ao projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três professores da FPF (André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa) e ainda dois elementos externos (professor Carlos Neto e professora Susana Vale).  Foram apoiados por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

No primeiro dia foram realizados testes físicos para avaliação e análise do desenvolvimento das crianças participantes e ainda a entrega do material desportivo a utilizar na iniciativa.

Cláudia Oliveira, vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, acompanhou o início deste projeto que acredita “que este projeto-piloto pode efetivamente fazer a diferença no bem-estar e felicidade das nossas crianças”, para além de que “Vem ainda ao encontro do preconizado na nossa Estratégia Municipal de Saúde recentemente aprovada e que advoga a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida desde tenra idade”, salientou a autarca.

De acordo com o Município de Arouca, “o projeto-piloto “Bola Mágica” envolve mais de 1600 crianças de todo o país decorrendo até 31 de março.” Trata-se de um dos 15 programas de transformação que estão integrados no Plano Estratégico da FPF para 2030, com o nome de Futebol2030. 

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também