Jantar anual da AECA em celebração dos 31 anos de atividade ocorreu no passado dia 30 de novembro

O jantar anual do Empresário e a celebração dos 31 anos de atividade da AECA, tiveram lugar no passado dia 30 de novembro, com a presença de Empresários e notáveis Individualidades representantes da Administração Local. A abrir a festividade contaram com a apresentação em flashback, com o registo fotográfico dos momentos e atividades que se destacaram desde 2020, da Associação Empresarial.

No seu discurso, Carlos Brandão, Presidente da Direção da AECA, com enorme satisfação dirigiu-se aos presentes agradecendo a sua disponibilidade ao marcarem presença neste encontro, que não se realiza há três anos, em virtude dos constrangimentos impostos pela pandemia COVID -19. Começou por assinalar e congratular-se com a inauguração na semana anterior, de mais um troço da variante Arouca – Feira, e que liga Escariz ao nó de Romariz da A32, lembrando que é um velho designo da AECA esta ligação de Arouca ao litoral e desde a primeira hora todas as Direções da AECA se envolveram de alma e coração, angariando, entre outras, abaixo-assinados de Empresários da região para forçar a sua construção. Continuou frisando a necessidade urgente de continuar a pressão para concluir a ligação Escariz-Ribeira e simultaneamente a ligação ao Rossio, num projeto já iniciado no tempo em que Armando Zola era Presidente e que depois parou a meio, sendo necessário e urgente, a sua continuação por parte do Município de Arouca. Continuando nas vias de comunicação lançou ainda um desafio ao Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra para que este publicamente dissesse o estado em que se encontram os projetos de ligação a alguns polos industriais de Vale de Cambra à A32, e que a seu tempo a AECA já havia reivindicado. Continuou fazendo uma breve resenha do estado da indústria na região, dos benefícios que o Master Export – apoiado pelos dois Municípios – trouxe para a região e falou do estado do comércio local e das principais atividades desenvolvidas pela AECA conjuntamente com os Municípios para o apoiar da forma possível.

Falou ainda da ligação da AECA às Escolas e do bom relacionamento existente com os três agrupamentos de Escolas, Arouca, Búzio e Escariz, e do futuro pouco risonho para a angariação de mão de obra por parte das empresas nos jovens que saem das escolas da região. Havia também a necessidade de a formação ser vocacionada para mais estágios nas empresas e mais aprendizagem técnica (pelo menos nos cursos profissionais). Mostrou-se também desagradado pelo que sente ser o declínio da autoridade do professor nas escolas e do facto de muitos dos pais abdicarem de educar os filhos, deixando esse cargo para a escola e para a internet, sendo que os resultados estão à vista e não são animadores. Terminou agradecendo aos Municípios a relação de parceria existente, todos se têm esforçado por irem ao encontro do essencial e de uma cada vez mais estreita colaboração a benefício de toda a região.

Nas intervenções, discursaram também a Vice-Presidente do Município de Arouca, Cláudia Oliveira e o Presidente do Município de Vale de Cambra, José Pinheiro. Cláudia Oliveira felicitou a AECA por mais um aniversário destacando o papel, na dinamização empresarial no concelho de Arouca, realçando que só em parceria é que as coisas avançam e só em parceria é que conseguimos dar a volta a isto. Deu nota das várias atividades desenvolvidas em parceria Município e AECA destacando de entre outros, a luta de décadas pelas vias rodoviárias, lembrando a recente inauguração da ligação de Escariz à A32, obra que só foi possível graças ao empenho dos Empresários, mencionado também a requalificação das Zonas Industriais. Destacou a importância do papel do tecido empresarial na criação de riqueza, materializada no motor de desenvolvimento socioeconómico do território.

José Pinheiro parabenizou a AECA pelos seus 31 anos, assim como os Empresários que têm a capacidade de transformar as dificuldades em oportunidades. Enalteceu a boa relação existente entre a Aeca e o Município. Das várias atividades desenvolvidas em conjunto, destacou de entre outras o projeto Master Export, como uma mais valia para as empresas da metalomecânica. Realçou a importância da formação adaptada às necessidades do mercado de trabalho, a luta constante do Município e das várias das entidades competentes envolvidas. Manifestou a grande preocupação que é a escassez de mão de obra. No que concerne às acessibilidades fez referência ao estado do projeto da Ligação da ZI Lordelo/Codal ao nó da A32, assim como deu nota do acompanhamento do projeto da Variante a Carregosa. Terminou a sua intervenção agradecendo o trabalho que a AECA faz e aos Empresários, pela sua capacidade empreendedora em prol do crescimento da região. 

Ao corte do bolo de aniversário – iguaria oferecida pelo Associado Rainha1 – Amorim & Rocha, Lda. – os Empresários brindaram ao sucesso empresarial. O Associado Fábrica & Loja dos Doces Conventuais de Arouca – Jorge Bastos, presenteou os Empresários com a oferta do sortido de doces conventuais à sobremesa. 

Para memória ficou mais um jantar dos Empresários, um convívio vivido com grande festividade, servido pelo Solar das Laranjeiras em Macieira de Cambra – Vale de Cambra. 

Fonte: AECA

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também