Lara Pinho manifesta-se sobre o serviço de abastecimento de água em Arouca

Após disponibilização dos preços do abastecimento de água por concelho, pela DECO Proteste, e ao consultar o preço no concelho de Arouca, é possível constatar que 120manuais custam ao consumidor 420,14 euros, sem IVA. Contudo, no concelho vizinho Castro Daire, estes mesmos m3, custam 108 euros, onde a água é gerida pela Câmara Municipal. 

Lara Pinho, membro da coordenação concelhia de Arouca da CDU, apresenta esta situação, referindo que “em Arouca o abastecimento de água é quase 4 vezes mais caro, do que num concelho onde a gestão é da responsabilidade da autarquia(…)”, pelo que este problema a faz questionar “decorrido um ano do atual mandato autárquico, qual é a evolução e a situação atual do abastecimento de água no concelho? O congelamento das tarifas no ano em curso e prestes a terminar, atenuou, mas mantem o problema! E no próximo ano e seguintes?” interpela, dizendo ainda que persistem os erros de faturação e a falta de resposta e reclamações dos utentes.

Relativamente ao alargamento das redes de abastecimento de água e saneamento, a coordenadora indica que “caso se verifiquem em todos os mandatos que se seguem investimentos equivalentes ao previsto para o atual, algo que dizem não estar assegurado, apenas em meados do século serão atingidos os objectivos da CM de cobertura de 95% da rede de abastecimento de água e 80% da rede de esgotos, segundo dados divulgados pela própria Câmara.”

Lara Pinho, salienta que “a CDU relembra a responsabilidade do PS e a conivência do PSD na concessão do serviço à “Águas do Norte – Sistema de Águas da Região do Noroeste” e ainda “(…)reafirma que devem ser criadas as condições para que a gestão da água volte para o Município” afirmando, “continuaremos em luta por este propósito pelo direito por este bem essencial que é de todos.”

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também