Perda de memória

Por: Drª Glaúcia Souza

No artigo de hoje quero enfatizar pontos relevantes sobre o que pode causar perda de memória independente da idade da pessoa afetada.

Há tantas possibilidades para desencadear a perda ou dificuldade de memória que estar atento às reincidências no quotidiano pode evitar outras complicações na execução de simples tarefas diárias.

Sua causa pode ser consequência de diversos fatores como problemas hormonais, nutricionais, depressão, sobrecarga mental, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, dormir poucas horas, falta de atenção, alzheimer, entre outros.

E para que possamos perceber um pouco sobre a importância de “lembrar”, vou começar por explicar qual a diferença entre esquecimento e memória…

A memória é um processo cognitivo que nos permite sentir e ter lembranças, sendo composto por três fases: aquisição, retenção e recordação.

Já o esquecimento, é a impossibilidade de recordarmos alguma coisa, no qual só percebemos quando sua continuidade se torna um incómodo ou afeta sua relação com os outros, pois trata-se de uma ação involuntária que muitas vezes, incapacita a pessoa de conservar na memória alguma informação que tinha sido adquirida.

Independente da idade, fortalecer a memória, revigora o corpo e a mente, proporcionando longevidade e felicidade.

Cada vez mais a saúde preventiva tem sido praticada individualmente ou coletivamente, afim de evitar patologias psicossomáticas.

Seguir indicações como multitarefas constantes, criar momentos para si, conhecer a alimentação ideal para seu corpo, ter sono com qualidade, praticar atividades físicas e para o cérebro, são atitudes positivas e eficazes para manter uma boa memória.

Cuide de Si

sobre o autor
Glaucia Souza
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também