A apresentação da Grande Rota 60 das Montanhas Mágicas em Castelo de Paiva, decorre no próximo dia 18 de dezembro, que promete muita animação desportiva e a realização de várias iniciativas, como uma Caminhada, uma prova de BTT, e ainda uma demonstração de Zumba, no Largo do Conde.

A GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas trata-se de um percurso pedestre circular com cerca de 275km, distribuídos por 14 etapas. O traçado coincide quase na totalidade com o da Grande Travessia das Montanhas Mágicas (BTT), onde se verificam apenas alguns desvios. O início e o final são também etapas comuns, onde cada um deles terá um painel informativo sobre os traçados, encontrando-se totalmente sinalizada de acordo com o regulamento da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Atravessam um território que engloba 4 zonas especiais de conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO, a GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas, contém atrações como a natureza, as paisagens, a biodiversidade, a geodiversidade, os vales, os rios e as montanhas.

As inscrições podem ser feitas até dia 11 de dezembro, através do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, do e-mail desporto@cm-castelo-paiva.pt ou através do 255 689 500. A Caminhada irá ter um percurso de 8km e a prova de BTT quase 30km, estando agendado durante o percurso um reforço alimentar, com a tradicional sobremesa Sopa Seca.

São vários os motivos para explorar as Montanhas Mágicas, através desta Grande Rota que não se esgotam nos recursos naturais. O objetivo passa por proporcionar uma experiência única, aliado aos monumentos e aldeias tradicionais, as lendas e tradições, o artesanato e a gastronomia típica. Seja pelo desafio ou pelo simples prazer de caminhar ao ritmo da vida na montanha, ao explorar novos trilhos, paisagens, culturas e lugares, ou cultivando o convívio e a amizade, esta é uma excelente oportunidade para a prática desportiva na Grande Rota das Montanhas Mágicas.

Fonte: CM CP

Texto: Raquel Moura