No próximo dia 26 de novembro, entre as 9h30 e as 17h30, será promovido no Auditório do Centro Cultural de Macieira de Cambra (Vale de Cambra), a formação “Maus-Tratos e Abusos na Infância e Juventude”. Será subordinada ao tema “Avaliação e Diagnóstico dos Maus-Tratos/Abusos contra Crianças e Jovens – Melhor conhecer para melhor intervir e melhor proteger”, contando com a intervenção da psicopedagoga Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).

Esta oradora é especialista na temática dos maus-tratos na infância e juventude e é também formadora da CNPDPCJ, onde contém um vasto currículo nesta área.

O objetivo da iniciativa é a sensibilização para os diferentes profissionais que trabalhem com crianças e jovens para a necessidade de conseguirem identificar situações de maus-tratos/abusos e saberem ainda como atuar perante as mesmas. 

Também se pretende estimular, com esta ação, o desenvolvimento de um olhar mais atento sobre os indicadores, como é o caso das marcas físicas e psicológicas, através daquilo que as crianças e jovens verbalizam ou até mesmo, através do que exprimem através de desenhos ou outros sinais.

A formação é enquadrada no plano anual de atividades da CPCJ de Vale de Cambra e será creditada para professores como uma ação de curta duração pelo AVCOA – Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis. 

A iniciativa é presencial e a participação é gratuita, no entanto, com inscrições obrigatórias e abertas até ao dia de hoje, 23 de novembro, através do formulário online: https://forms.gle/vKZpo7S3P52bD3326

Fonte: CPCJ Vale de Cambra

Texto: Raquel Moura