Reunião com Ministra da Coesão para reforço das redes de água e saneamento decorreu ontem em Arouca

Ontem, dia 9 de novembro, cinco municípios, Arouca, Oliveira de Azeméis, Paredes, Santo Tirso e Vale de cambra, reuniram em Arouca, com Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial. 

Falou-se sobre a necessidade de reforçar de forma substancial a cobertura das redes de água e saneamento de modo a atingir-se as metas estabelecidas no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais.

Defenderam também que a escassa cobertura de água e saneamento resulta “num grave problema ambiental e de saúde pública que afeta a qualidade de vida das populações e a competitividade dos territórios”, tendo os autarcas alertado para a necessidade de atribuir a estes concelhos “rede sde água e saneamento a 100% ou melhorá-la substancialmente para níveis dignos de municípios do século XXI”.

Margarida Belém, Presidente da Câmara Municipal de Arouca, referiu que “Aumentar a cobertura da rede de água e saneamento, procurando progressivamente o controlo e ajustamento do tarifário com preços mais justos, foi este o compromisso que assumimos com os arouquenses e é na sua concretização que trabalhamos diariamente, como hoje o estamos a fazer ao reunirmos com a Ministra Ana Abrunhosa”.

Atualmente Arouca contém uma cobertura de rede de água de 82% e de saneamento de 51%, com o objetivo de atingir de 95% e 80% respetivamente. O custo da expansão da rede de saneamento é de cerca de 15 milhões de euros.

Encontra-se neste momento a decorrer uma empreitada de beneficiação de água e saneamento no valor de 2.743.812.37€, abrangendo Santa Eulália (Minhãos, Porta e Ronde), Chave (Quintela e Ribães) e a União de Freguesias de Arouca e Burgo (Figueiredo, Lourosa de Campos, Valdasna e Penso).

Fonte: CMA 

Texto: Raquel Moura

sobre o autor
Raquel Moura
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também