Na manhã do passado sábado, dia 29 de outubro, foi realizada uma cerimónia de homenagem aos jovens paivenses João Teixeira e Hugo Geraldo, pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva. A cerimónia foi no âmbito da distinção que ambos tiveram recentemente, no Campeonato do Mundo das Profissões (WorldSkills Competition 2022 Special Edition), que se realizou em Bordéus, em França.

Foram recebidos no salão nobre da Câmara Municipal, onde o presidente José Rocha, enalteceu os resultados obtidos pelos alunos paivenses, assim como todo trabalho e empenho. Os dois representaram o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Ermesinde, sendo que João Teixeira tornou-se Campeão do Mundo na profissão de Desenho Industrial – CAD, e Hugo Geraldo, tornou-se Vice-Campeão do Mundo na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado.

Estiveram presentes também na cerimónia, os diretores do CENFIM – Porto e do CENFIM – Ermesinde onde estudam os jovens, e também autarcas, que representam entidades do concelho, assim como familiares destes jovens.

Este Campeonato das Profissões trata-se de uma competição de jovens altamente qualificados, sendo que este Mundial estava previsto para decorrer em Xangai, tendo sido cancelado devido à covid, acabando por decorrer agora em 15 países até 26 de novembro.

João Teixeira, de 21 anos, encontra-se neste momento a estudar engenharia mecânica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e tinha sido também Campeão Europeu no Euroskills 2021.

Texto: Raquel Moura

Fonte: CM CP