“À descoberta dos Geossítios” foi a atividade que abriu o passado mês em que o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, juntamente com os seniores das juntas de Rossas, Santa Eulália e Tropeço visitaram o Miradouro da Frecha da Mizarela, as Pedras Parideiras, o Radar Meteorológico e o Detrelo da Malhada.

No final da atividade realizou-se um lanche com todo o grupo no Detrelho da Malhada.

No mesmo dia a equipa técnica do clube esteve presente com alguns membros da Comunidade da União de Freguesias de Arouca e Burgo a realizar sessões individuais nas áreas de Nutrição, Psicologia e Gerontologia.

A nona sessão de capacitação com as comunidades da Junta de Freguesia de Rossas e da União de Freguesias de Arouca e Burgo ocorreu no dia 5 de setembro com o tema “Memórias Alimentares”. Estas sessões tiveram como objetivos estimular as capacidades cognitivas (memória); estimular a coesão de grupo com a partilha de memórias, costumes e práticas na cozinha; criar um vínculo com a identidade alimentar e gerir a manutenção dos conhecimentos e práticas culturais de Arouca.

Nos dias 8 e 12, 13,15,19 ocorreu igualmente a 9ª sessão de capacitação com o mesmo tema referido anteriormente, mas desta vez com a Junta de Freguesia de Santa Eulália, União de Freguesias de Canelas e Espiunca, Comunidade da Idade Maior-Espaço Sénior e Junta de Freguesia de Tropeço respetivamente.

A comunidade da Junta de Freguesia de Fermedo esteve também reunida a 20 de setembro com a equipa técnica desta associação desportiva para a promoção da atividade “o que faço com este vazio?” -o luto e as suas especificidades. Esta sessão foi realizada para explanar e normalizar as fases do processo de luto junto à população-alvo com experiências de luto, fossem elas recentes ou passadas, e eventualmente mal resolvidas.

Já mais para o final do mês, no dia 26 de setembro, a equipa de técnicos do CJSA desenvolveu a décima sessão com os grupos de Mestres das comunidades da Junta de Freguesia de Rossas e da União de Freguesias de Arouca e Burgo onde o tema abordado foi o voluntariado, e os objetivos se basearam em assegurar a continuidade da intervenção dos Mestres na comunidade, diminuir o isolamento social dos séniores das comunidades intervencionadas, promovendo a integração, bem-estar e felicidade dos mesmos.

O projeto DESenvelheSER conta com o Município de Arouca como Investidor Social, é um projeto cofinanciado pelo PO ISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Fotos: CJSA