A importância do exercício laboral

O objetivo desse artigo é enfatizar a saúde física no trabalho, e conscientizar da importância da ginástica laboral.

A ginástica laboral, nada mais é do que uma série de exercícios que devem ser feitos no horário de trabalho para evitar que os colaboradores sintam dores e incômodos osteomioarticulares, além de favorecer na recuperação mental para melhor desempenho de raciocínio.

Infelizmente nem toda empresa, tem condições nas instalações ou um profissional especializado para direcionar os exercícios, entretanto, é possível o funcionário estabelecer uma rotina de 5 minutos por dia para esse fim.

E porque cada vez mais, existem empresas que buscam essa vertente?

Derivado aos movimentos repetitivos, inerentes à muitas funções, aumenta a possibilidade de desenvolver tendinite e outros problemas musculares, principalmente pessoas que ficam horas nos computadores, e se houver a prevenção, diminui as solicitações para fisioterapia, entre outras áreas.

Ressalvando que mesmo com informação e formação, muitos colaboradores não têm a menor postura para sentar em frente ao computador, o que gera dores na coluna ou em outras partes do corpo.

A implementação da ginástica laboral, não só ajuda a aliviar dores, como também é de caráter preventivo ou corretivo.

Existem formas eficazes para execução de alguns exercícios, entre os mais simples está o alongamento na cadeira, um dos movimentos indicados, é inclinar a cabeça para o lado e depois, puxar com a mão para alongar ainda mais, por 10 segundos e depois repetir no outro lado.

Com os braços é possível aliviar ou prevenir a tendinite, esticando um braço e fazer movimentos circulares com as mãos em simultâneo.

Para coluna, podemos beneficiar a lombar, mantendo-se de forma ereta, inclinar para frente, e depois encostar o peito nas pernas sem tirar os pés do chão e tentar que as mãos toquem o chão, manter 10 segundos e voltar para posição inicial.

Termine com uma respiração, inspirando pelo nariz e expirado pela profundamente com os olhos fechados.

Esses exercícios são fáceis e se forem executados diariamente, garantem benefícios a medio e longo prazo.

Mantenham-se saudáveis, busquem equilíbrio físico e mental.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também