Acordo engloba a prática clínica e investigação em radioterapia oncológica, oncologia médica, diagnóstico por imagem e diagnóstico molecular e I+D+I

A Fundação Champalimaud, uma das instituições mais reconhecidas na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, e a Atrys Health, S.A. (BME:ATRY) que se dedica à telemedicina e à oncologia de precisão e se situa em Santa Maria da Feira anunciaram um acordo de colaboração em oncologia para a realização conjunta de procedimentos diagnósticos e terapêuticos avançados.

Com sede em Lisboa e pioneira no desenvolvimento de programas de investigação biomédica avançada e técnicas de tratamento de radiação de alta precisão, com destaque para a radioterapia extrema hipofracionada e de dose única (SDRT), a Fundação Champalimaud agrega os melhores cuidados clínicos com uma ambiciosa programação de investigação – atividades que desenvolve no Champalimaud Center for the Unknown (CCU), instalações de vanguarda em termos oncológicos a nível mundial.

A Atrys é uma empresa global, dedicada à prestação de serviços de saúde 360º que vão desde a prevenção e promoção da saúde ao diagnóstico médico e tratamento oncológico de precisão. É líder em telediagnóstico em castelhano e reconhecida em radioterapia de última geração, com uma equipa de mais de 3000 profissionais. A empresa está presente em Espanha, em Portugal (Santa Maria da Feira), na Suíça e na América Latina.

No âmbito deste acordo, as duas instituições iniciam a aplicação de protocolos conjuntos e metodologias sob a Coordenação Científica do Professor Carlo Greco. Ao abrigo deste acordo, vão ser aplicados protocolos e metodologias comuns e vai ser otimizado o cuidado ao paciente em cada um dos seus centros. A 6 de Outubro, a Atrys e a Fundação Champalimaud vão reunir, em Santa Maria da Feira, para partilha com a comunidade médica da diferenciação clínica afeta ao cuidado dos pacientes, assinalando o arranque oficial da parceria.

O acordo prevê, ainda, a criação de um comité conjunto e internacional de tumores, permitindo que profissionais e especialistas interajam de forma regular e estudem em conjunto os casos mais complexos – oferecendo assim uma visão multidisciplinar e as melhores alternativas aos pacientes.

As duas instituições desenvolvem também uma rede de ensaios clínicos e vão coordenar conjuntamente as suas equipas para a realização de estudos multicêntricos que permitam o estabelecimento de evidências clínicas e científicas. A Atrys vai complementar e atualizar com as últimas inovações a formação dos seus profissionais na Fundação Champalimaud. No próximo dia 27 de setembro, vai-se realizar a primeira reunião científica conjunta, na Atrys Centro Médico Avançado, que vai contar com a presença de oradores de ambas as instituições, além de outros oradores de relevo, nacional e internacional.