União de Canelas e Espiunca vai promover conjunto de atividades culturais

“União Con(Vida) à Cultura” é o nome da iniciativa que pretende unir a população de várias gerações

De 7 a 11 de setembro a União de Freguesias de Canelas e Espiunca vai promover um conjunto de atividades culturais, organizadas pela Junta e pelas associações locais, que vão desde o desporto à promoção da intergeracionalidade. Teatro, música, histórias e partilhas. Estas atividades completam a programação da iniciativa “União Con(Vida) à Cultura”.

Na quarta-feira, a programação arranca com a oficina ‘Gincana para miúdos, graúdos e muito graúdos’, no Centro Social de Vila Cova, às 15 horas, que se divide em dois momentos e é destinada a avós e netos.

Já na quinta-feira, também às 15h, haverá leitura de Histórias com Arte na sede da associação de pais (antigo jardim de infância de Canelas).

Sónia Pinho, responsável pela área da Cultura na Junta de Freguesia adiantou que “a ideia foi, nos dias da semana, promover atividades mais destinadas a crianças e séniores, que são faixas da população que, normalmente, não têm grandes ofertas em termos de ocupação, na União de Freguesias”, mais acrescentando que “o programa foi construído em colaboração com as nossas associações, foram essas entidades que deram muitas ideias e, depois, que apresentaram as suas propostas e preparam, em articulação com a Junta, as atividades que se realizam nestes dias”.

Já na sexta-feira à noite vai haver teatro, na sede da associação do rancho folclórico ‘As Lavradeiras de Canelas’. A peça é ‘Um Fantasma Chamado Isabel’, levado ao palco pelo Grupo Cultural e Recreativo de Rossas, que tem entrada gratuita, sendo os custos assegurados pela Junta.

A noite termina no mesmo local, sendo dedicada à juventude, com canhão de espuma e animação a cargo do DJ Jemeu, em colaboração com o Centro Recreativo e Cultural S. Miguel de Canelas.

No sábado de manhã, haverá um peddy papper, em Canelas, numa organização do Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa com a 4540 Jovem, no qual equipas com 2 a 4 elementos serão desafiadas a percorrer a aldeia e responder a algumas questões sobre o território.

Depois, há a ‘Tarde da Criançada’, proposta da associação de pais, que inclui insuflável, pinturas fáceis e outras animações, no poli desportivo de Canelas, onde às 18h há ainda ‘Ginástica para todos’, com Sílvia Gonçalves.

À noite, a festa continua em Espiunca, com abertura de barraquinhas e o desfile ‘Do Lixo ao Luxo’, preparado pelo Centro Cultural e Recreativo S. Martinho de Espiunca, que pretende, “de forma simbólica, demonstrar que a reutilização pode ser uma prática recorrente”, referem. O Duo SomBaile vai encerrar a noite, com um arraial.

No domingo de manhã, há o percurso interpretado ‘Caminhos Marcados…na História do Homem’, organizado pela 4540 Jovem, em parceria com o Centro de Arqueologia de Arouca, com ponto de encontro às 9h, no Museu das Trilobites. Às 10h, decorrerá um jogo de futebol de veteranos no campo do Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa, que se encontra a organizar este momento.

É também neste dia que acontece o almoço convívio entre séniores da União de Freguesias, que será em Espiunca, onde a partir das 14h30 há animação de rua com o rancho folclórico ‘As Lavradeiras de Canelas’, às 17h30 acontece a entrega de lembranças seguindo-se do encerramento desta iniciativa.

As iniciativas desportivas (peddy papper, percurso interpretado e jogo de futebol), bem como o almoço para séniores, requerem inscrição, que deve ser feita com os membros do executivo local ou das associações responsáveis.

Hermenegildo Moreira, Presidente da Junta avançou “é uma grande satisfação ver assim as associações proactivas, a trabalhar connosco e umas com as outras pela União de Freguesias”. 

O autarca frisa o envolvimento de várias pessoas na construção da programação, tendo-o como “fundamental para o desenvolvimento de Canelas e Espiunca, seja no desporto, ou nas artes, seja a divulgar conhecimento ou a proporcionar convívio entre gerações, e até ajudando a combater a solidão e isolamento que sabemos que por vezes existe, sobretudo nos mais velhos”.

Fique com o programa em anexo

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também