Festividade regressa após dois anos de interrupção devido às restrições associadas à Covid-19

Do monte da senhora da Mó é possível, em dias limpos, avistar o Porto. No alto do monte o cruzeiro ilumina a capela, com traços árabes, que foi erguida em honra da virgem que salvou a vida de um cristão da escravatura dos Mouros.

Preso dentro de uma caixa, com uma mó por cima, aproveitou os nós da corda para rezar fervorosamente, alcançando o milagre da libertação.”  Deste modo de 7 para 8 de setembro os homens de Arouca dão vida à Casa da Ceia, próxima da Capela, local onde preparam eles mesmos o bacalhau, e outras comidas em homenagem à Padroeira. É neste monte que as famílias arouquenses põem suas mesas, e aproveitam uma noite de festa e convívio, com Arouca como paisagem de fundo.

A organização salientou, em comunicado ao DD, que os interessados em marcar lugar na tradicional bacalhoada, na Casa da Ceia, na noite de 7 para 8 de setembro, devem fazer a sua reserva através do contacto 919511079, pois os lugares são limitados.

A Associação tem também disponíveis algumas mesas no recinto que podem ser cedidas para os convívios familiares nos dias da festa. Para esta finalidade a reserva, para possíveis interessados, deve ser feita através do contato 965489783.

Fique com o programa da Festa:

4 de setembro

9h00- III Passeio BTT Festa da Senhora da Mó-Praça Brandão de Vasconcelos (organização conjunta com BTT Arouca);

7 de setembro

20h00- Grande Confraternização arouquense com a tradicional bacalhoada (reservas através do contacto 919511079);

22h00- Atuação do Grupo Musical “Amigos de Canelas”;

8 de setembro

11h00-Missa solene em honra da Nª Sª da Mó, seguida de procissão

14h00-Abertura do lançamento de Estrelas e Papagaios (lembrança para todos os participantes);

15h00-Música Gravada;

17h30-Encerramento das cerimónias em terço em honra da Nª Sª da Mó

Esta festa foi organizada pela Associação de Melhoramentos “Monte Senhora da Mó”, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, Paróquia de Arouca, Arouca Geopark, Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura, Arouca Geoparque Mundial da Unesco e União de Freguesias de Arouca e Burgo e Freguesia de Moldes (Conselhos Diretivos dos Baldios das Freguesias de Arouca /Burgo e Moldes).