Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra promoveu vários workshops de verão para centenas de crianças

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, alertando os mesmos para a proteção e preservação do Ambiente e seus ecossistemas, o Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra (CEA), tem vindo a desenvolver, durante as férias de verão, um conjunto variado de workshops e várias atividades ligadas aos temas do meio ambiente.

Os workshops são gratuitos e reúnem atividades orientadas para várias temáticas, tais como as flores comestíveis, impressão botânica, monotorização de charcos, plantas invasoras, técnicas de cultivo, colheita de legumes, construção de barquinhos, sensibilização ambiental, caminhadas ecológicas, peddy papers, reciclagem, elaborar sabonetes, preservação da biodiversidade que estão a ser frequentadas por crianças e jovens. A participação tem sido feita a nível particular e institucional.

Tal como ocorreu em anos anteriores, as atividades estão a decorrer ao longo das férias, mobilizando centenas de jovens e dotando-os de ferramentas e integrando-os em atividades de promoção da sustentabilidade e preservação ambiental.

Este Centro de Educação Ambiental nasceu em Vale de Cambra no ano de 2015, e desde essa altura que tem usado todas as ferramentas para desenvolver potencialidades pedagógicas numa lógica de lazer que garante os visitantes atividades variadas tais como monotorização de rios e ribeiros, reciclagem e hortas biológicas, tal como foi referido.

Desde a sua abertura, este centro tem estado sempre ativo e recebido milhares de visitantes ao longo de todo o ano, sejam de origem escolar, de atividades de tempos livres, de instituições de Solidariedade Social (IPSS`S), pertencentes ao concelho ou de fora, para realizarem cursos, workshops em datas importantes em vistas livres e gratuitas.

O Centro de Educação Ambiental de Vale e Cambra pretende difundir o conhecimento e aquisição de competências relativas à proteção e gestão ambiental do município, de forma a contribuir para a participação mais ativa na redução de resíduos em aterro e para a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

O Centro, de carácter demonstrativo, permitirá não só a aquisição de competências para a própria população intervir no processo de proteção da qualidade do ambiente, como terá um efeito multiplicador pela formação de agentes que promovam uma nova perceção e atitude em prol do ambiente, estando localizado nas proximidades do Parque de Vale de Cambra.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também