Foi a 16 de agosto de 1815 que nasceu, no norte de Itália, aquele que viria a ser proclamado, muitos anos depois, pelo Papa João Paulo II “Pai e Mestre da Juventude”.

Para assinalar os 207 anos do nascimento de D. Bosco a Família Salesiana de Arouca reuniu-se no Centro Cultural de Santa Maria do Monte para assistir ao filme “D. Bosco” realizado pela Televisão italiana em 2004.

Antes da projeção foi lida uma pequena mensagem do Delegado Nacional da Família salesiana, Pe. Taveira, na qual dizia que “S. João Bosco deve amar Arouca de uma maneira especial, pois mantém vivo em vós o seu espírito. Vós, por vossa parte, também o amais muito porque conservais esse espírito vivo no coração e na vida. Alegremo-nos, pois, por pertencermos à família deste grande santo.” E termina com o desejo de que “Nossa Senhora Auxiliadora nos conserve sempre muito unidos ao redor deste tão grande Pai e sempre debaixo do seu manto materno. Viva D. Bosco!”

No final da projeção da 1ª parte, que foi seguida com muito interesse, cantou-se o Parabéns a D. Bosco, seguindo-se a distribuição de um bolo oferecido pela Padaria da Vila.

No dia seguinte foi projetada a segunda parte do filme no fim da qual foi cantado o “Pai e mestre dos Jovens” e consumido o resto do bolo aniversariante.

Organizado pelo núcleo local dos Salesianos Cooperadores, este foi um momento de enriquecimento formativo e de convívio social vivido com muita alegria à volta da figura de D. Bosco.