De janeiro a julho de 2022, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Santa Maria da Feira, realizou cerca de 1310 acionamentos de socorro, equivalendo a uma média de 187 ativações por mês.

A VMER da Feira, encontra-se ao serviço desde 2017 e apresentou uma taxa de inoperacionalidade de apenas 0,4% nos primeiros meses de 2022. As poucas vezes em que se verificou essa situação deveu-se a avarias em viaturas, sendo a taxa da disponibilidade da equipa sempre de 100%. Tratra-se ainda de um veículo de intervenção pré-hospitalar, pelo que se destina ao transporte rápido de uma equipa médica ao local exato onde está o doente.

Cada equipa-tipo da VMER, constitui-se por um médico com diferenciação em suporte avançado de vida e também um enfermeiro.

A área territorial deste serviço, prestado pela VMER ao serviço 24h por dia e integrado no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico do Hospital de S.Sebastião, é composta pelos concelhos de Santa Maria da Feira, Arouca, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e ainda parte dos concelhos de Ovar e Castelo de Paiva. Assim, diariamente a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112 será de 330000 pessoas nesta área.

Foto: INEM