Foram recebidos com muito entusiasmo na chegada a Castelo de Paiva. Academia de Dança brilha no All Dance Europa e recebe vários prémios em Roma.

A academia de dança PT Dance Academy surgiu em 2018, em continuação do projeto da Academia de Dança de Castelo de Paiva, que foi iniciado em 2015.foi em 2018 que surgiu com o nome PT Dance Academy em Castelo de Paiva, no entanto, neste momento contam pólo em Melres, Gondomar, que nasceu de uma parceria com a Academia Soshinkai, em Rio de Moinhos, Penafiel, uma parceria com a Revela Desafios e também em Oliveira do Arda, de uma parceria com a Casa do Povo da Raiva.

Atualmente contam com cerca de 200 alunos e 6 professores. Dispõem de aulas de Dancehall e Hip-Hop, Ballet e Dança Contemporânea para crianças, jovens e adultos e também aulas de Mobilidade e Alongamentos para adultos. Para além disso, contam ainda com serviços para espetáculos, animações, eventos, preparação de danças para casamento, entre outros.

Recentemente, estiveram em Roma para uma participação no All Dance Europe, devido à participação no apuramento português em que conquistam o pódio e, dessa forma, a possibilidade de participarem no campeonato europeu. Os cerca de 32 alunos foram a Roma acompanhados pelo Professor e Diretor Pedro Teixeira, a Professora e secretária Mariana Ferreira, o Professor Diogo Santos, a Professora Margarida Nogueira e a secretária Beatriz Viana.

Em conversa com o Discurso Directo, o professor Pedro referiu que “A participação em competições surge como a necessidade de trabalhar uma parte mais competitiva da dança, com mais responsabilidades e com mais empenho, incutindo assim aos nossos alunos, responsabilidade, empenho, dedicação e outros aspetos que são muito importantes”.

De forma a angariarem dinheiro para a viagem, envolveram os pais dos alunos que iam competir, dos quais a academia admitiu estar grata e realizaram diversas atividades como rifas, latinhas de doações, eventos de dança onde convidaram outras escolas, barraquinhas de comidas e petiscos, tiveram patrocínios dados por empresas, apoios institucionais, doações individuais, entre outros. Para além disso, e apesar do sucesso da angariação não foi suficiente, sendo que cada parte foi da responsabilidade de cada aluno, pretendendo ainda realizar mais iniciativas, de modo a abater o valor com que cada aluno contribuiu.

Apesar de tudo, todo o esforço valeu a pena uma vez que chegaram a Castelo de Paiva com 6 prémios, sendo eles o 1º Lugar – Mega Crew – Grupo Grande, Pré Jovens, Jovens e Adultos, Urban Show – Coreografia de Pedro Teixeira; 1º Lugar – Santiago Patrão – Solo, Crianças, Dança Contemporânea – Coreografia de Diogo Santos; 1º Lugar – Trio, Adultos, Dancehall – Coreografia de Pedro Teixeira; 1º Lugar – Grupo, Jovens e Adultos, Dancehall – Coreografia de Pedro Teixeira; 1º Lugar – Mariana Ferreira – Solo, Adultos, Dancehall – Coreografia de Pedro Teixeira; Melhor Bailarina Adulta do Evento – Mariana Ferreira.

Todos os prémios foram graças também aos diversos ensaios realizados “sempre com muito foco e dedicação para o objetivo”, indicam ainda o professor da academia. Decorriam ainda ensaios extra, para além dos habituais, de modo a consolidar o trabalho.

No futuro pretendem continuar a trabalhar, com dedicação e principalmente de forma a dar oportunidade a todos os alunos de forma a que possam crescer ainda mais no mundo da dança, em conjunto com todos os profissionais que trabalham todo o ano na academia para os ajudar.