O famoso Gelado de Vinho Verde estará presente na 23º Feira do Vinho Verde em Castelo de Paiva, este que em 2019, foi finalista regional nas 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Este ano, para além do famoso gelado de vinho verde, a marca apresenta duas novidades, o gelado de Framboesa D’ Payva e o gelado de Água Ardente D’ Payva. 

Neste primeiro fim de semana de julho, são esperados milhares de visitantes, em Castelo de Paiva, num evento que – para além de dar a conhecer os famosos vinhos de qualidade produzidos no concelho, com destaque para os premiados que foram já distinguidos nos concursos da Comissão Regional de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CRVRVV) – conta também com outras atividades, como é o caso da apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional e a demonstração do artesanato local.

Este ano o evento conta também espetáculos musicais como o Agrupamento Musical Kastelo Band, Kamuf, Bomboémia, Os Amigos da Sexta, Postas de Bacalhau, Coletivo Capela, Cusca Maria, Bandinha da Alegria, Os Amigos do Douro e Ricardo Ramalho Festa Total, para além da habitual animação de rua, com a participação dos Ranchos Folclóricos do concelho, cantadores ao desafio, entre outras atuações.

Às 16 horas do dia 1 de Julho, está agendada a cerimónia de abertura da feira, depois da sessão solene e realiza-se a habitual ronda pelas tasquinhas, restaurantes e expositores, sendo que decorrerão de seguida, as primeiras provas de vinho e as jornadas gastronómicas. 

Ainda nesse dia, haverá Aromas do Verde e à noite participam o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, com animação de rua a cargo da street band Kamuf e do grupo de percussão Bomboémia. Haverá baile popular com o Grupo de Música Tradicional Amigos da Sexta, seguindo-se um grande espetáculo musical com o Agrupamento Musical Kastelo Band no palco principal.

Já no Sábado à tarde, a iniciativa Aqui há Baile e atuação da Banda às Riscas, realizando-se os Aromas do Verde, e durante a noite a atuação do Rancho Folclórico de S. Martinho e Rancho Folclórico de Bairros. O programa regista ainda animação de rua com a presença do grupo Postas de Bacalhau, pelas 23h, acontecendo baile popular com a presença do agrupamento Coletivo Capela e terminando a jornada festiva com atuação da banda lusa-luxemburguesa de pop-rock, Cusca Maria, que se apresenta no palco principal pela madrugada fora.

No Domingo e último dia da feira, o evento decorre com as habituais provas de vinhos e as jornadas gastronómicas, que serão animadas com a presença do Rancho Folclórico da Senhora das Amoras e as Concertinas da Casa do Povo da Raiva. A meio da tarde a conhecida Bandinha da Alegria, de Alcobaça, irá atuar e percorrer o recinto da feira, a exemplo do grupo Os Amigos do Douro. Ricardo Ramalho vai animar, a partir das 22 horas, o convívio de encerramento, denominado como baile dos resistentes.

O presidente, José Rocha, mostra-se satisfeito pela adesão conseguida, uma vez que cerca de oito dezenas de expositores estarão presentes e realça a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento. 

No evento haverá dois palcos para atuações musicais e vão estar presentes treze espaços de vinhos, entre produtores de marca e individuais, seis restaurantes, cinco doceiras tradicionais, trinta e um espaços de artesanato e produtos locais e dezanove espaços de derivados e petiscos.

Planta do Largo do Conde- Feira do Vinho Verde