Ontem, terça feira dia 28 de junho, decorreu no espaço da Praça da Independência, em Castelo de Paiva, a iniciativa final de “As Aventuras do Gaspar”. Este é um projeto que está inserido no PIICIE do Tâmega e Sousa, que envolveu seis turmas pertencentes ao 4ºano do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, envolvendo um total de 80 alunos que se fizeram acompanhar de professores, auxiliares e encarregados de educação.

Os alunos participaram nesta iniciativa com muito entusiasmado e estes contaram com sessões presenciais, ao longo dos meses de maio e junho, permitindo estimular o espírito empreendedor dos alunos e desenvolver temáticas como é o caso da criatividade, a comunicação e alfabetização financeira, de forma a incentivá-los a pensar numa ideia de negócio. Realizaram, por fim, a “feirinha empreendedora”, onde os alunos da EB2/3 (1ºciclo), a EB1 de Fornos, a EB1 de Cruz de Agra, a EB1 de Oliveira Reguengo e a EB1 do Adro participaram nesta animada jornada, que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha, a Vereadora, Liliana Vieira e Beatriz Rodrigues, responsável deste Agrupamento de Escolas, assim como outros dirigentes escolares.

José Rocha, felicitou a realização deste evento escolar que considera trazer muitos benefícios para as crianças em questão, pois estimula as habilidades da comunicação, o trabalho de equipa, as formas de se expressar e também o gosto pelas dinâmicas de negócio e de ser empreendedor. O autarca, refere ainda que a melhor formar de se ensinar o empreendedorismo é torná-lo o mais real e prático possível, sendo que incentivam os alunos na realização de ações e projetos e a terem a oportunidade de serem dinâmicos, criativos e habilidosos.