Em Castelo de Paiva, as grandiosas Festas de São João 2022, começaram no dia 22 pela manhã, com o desfile das Marchas Séniores, realizadas no âmbito do Projeto “Micas”, onde envolveram este ano menos participantes das IPSS, devido ainda às regras impostas pela situação pandémica. Continuaram no dia 23, com a realização das Marchas Infantis das escolas e jardins de infância de todo o concelho. Devido às condições climatéricas, a iniciativa teve de ser realizada no Pavilhão Municipal de Desportos, para retomar uma tradição que foi interrompida durante dois anos devido à pandemia. No total contaram com a participação de 1500 crianças, pertencentes às escolas e jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e Couto Mineiro do Pejão.

No Pavilhão estiveram presentes milhares de pessoas que fizeram lotar o mesmo, onde o destaque foi o empenho e esmero de cada escola para se apresentar ao melhor nível no desfile.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, marcou presença juntamente com o vice-presidente, José António Vilela, a Vereadora Liliana Vieira, o Vereador Victor Quintas, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, o Reverendo Padre Sérgio Fernando, outras autarcas e alguns elementos da GNR, dirigentes associativos e escolares e entidades locais. José Rocha presenciou o desfile e enalteceu o esforço e empenho por parte dos Agrupamentos Escolares. Por outro lado, mostrou-se triste pelas condições climatéricas não permitirem a realização do desfile no Largo do Conde, no entanto, demonstrou-se agradado pela grande adesão da população nesta iniciativa.

Já na noite do dia 23, as condições climatéricas mostraram-se a favor e milhares de pessoas juntaram-se no Largo do Conde para assistir ao habitual desfile de São João, das marchas populares do Vale da Rua, Fonte, Gração e Frutuária. Foram seguidas de um aprazível espetáculo de fogo de artifício, e com a atuação do grande artista Zé Amaro que animou muitas pessoas ao longo da noite. Após a atuação de Zé Amaro, os Dj´s Residentes asseguraram a animação da festa, juntando centenas de jovens.

Já no dia de ontem, 25 de junho, a festa continuou com o concerto do grupo musical Nova Som, que contou com imensas pessoas para se juntarem no Largo do Conde em bailarico.

A tradição paivense vai-se mantendo, sendo que o dia 24 de junho, feriado municipal, foi marcado por um concerto noturno de bandas de música e sardinhada gratuita para a população no espaço da Quinta do Pinheiro e um animado bailarico popular durante a tarde.

As festas de São João registam ainda uma forte adesão por parte da população, mesmo após estes dois anos de pausa devido à pandemia. O evento atrai milhares de visitantes que procuram diversão, bailaricos, marcas populares, concertos musicais e o premiado vinho verde, assim como a famosa gastronomia regional.