Por Drª Gláucia Souza

No artigo de hoje, quero ressaltar a importância do desporto para um estilo de vida saudável.

Não há dúvida que a prática de atividades físicas, resultam no equilibro do corpo e da mente, mas também sabemos que nem todos são motivados a fazê-lo, e uma ótima opção são as modalidades desportivas.

O Ser humano, quando incentivado na fase infantil, desenvolve maior potencial em execuções de tarefas que envolvam competição, pressão, integração, disciplina, responsabilidade, entre outras atribuições que garantam a evolução pessoal e interpessoal.

Fisicamente, as principais positivas mais assentes, mesmo que sejam agregadas à uma rotina de exercícios de baixo impacto, resultam em benefícios para o coração, pulmões, ossos, sistema circulatório, linfático, imunitário e suas ramificações, além de acelerar a queima de gordura diminuindo os riscos de colesterol, obesidade e Patologias resultantes de uma vida sedentária.

A prática leva a um conjunto de fatores imprescindíveis, que são o alicerce para o aumento de produtividade e discernimento mental, dando suporte a capacidade de raciocínio e memória, fato esse, que se torna claramente pertinente a indicação para as crianças e jovens, pois tendem a distinguir-se a nível académico, revelando facilidade em obter bons resultados.

Em pessoas com mais de 50 anos, que apresentam problemas de memória, sem doenças correlacionadas a profundidade neurológica, a prática do exercício durante seis meses consecutivos, apresentam uma melhora significativa e natural.

Numa perspetiva de saber mais sobre a verdadeira força que adquirimos quando optamos por viver com mais saúde, resolvi procurar pessoas que vivem do desporto, e como conseguem ser resilientes as estações climáticas, restrições pessoais e sociais.

Em conversa informal com o atleta Davi Calazans, 18 anos, dedicado à modalidade futebolística desde os 4 anos de idade, descobri que motivação e disciplina são a base, mas o que sustenta é o a amor próprio e saber que cada ação reverte para sua própria saúde.

Perguntei: o desporto envolve metas, objetivos e competitividade. Isso influencia na rotina do seu dia a dia?

Davi Calazans: “… Na verdade… motivou-me nos momentos que estive longe da minha família e direcionou meus objetivos, enquanto meus amigos saiam e eu mantinha meu foco nos exercícios para ser melhor a cada dia que passava em campo, sinto meu corpo e mente em harmonia, mas é um caminho contínuo…”

Por isso é que sempre enfatizo em minhas palestras, treinamentos e consultas… busquem unir o corpo e a mente para fortalecer seu interior.

Há” testemunhos” que podem ser o motivo que precisamos para darmos o primeiro passo e cuidarmos da nossa saúde, afinal, a prática do desporto ensina-nos muito sobre nós mesmos, as vezes até provando que conseguimos ir mais além.

Integração social, profissional e pessoal, podem começar de várias formas, e o desporto é uma delas.

Invista na sua saúde e cuide de Si.

Foto; CGD