No próximo dia 2 de julho, pelas 21h30, está de volta o festival de folclore da associação do Rancho Folclórico As Lavradeiras de Canelas. Esta será uma edição muito especial, uma vez que, serão assinaladas as bodas de prata do evento.

Nessa noite, e por se tratar de uma edição especial, a cultura e as tradições de Canelas vão concentrar-se no Lugar das Eiras, na sede d’As Lavradeiras de Canelas. Lá vão estar presentes outras associações da freguesia que se vão envolver também na festa, de forma a homenagear a cultura, a tradição e também a história das gentes e outrora modos de vida.

Para além deste rancho, vão atuar o Grupo Folclórico e Etnográfico de Lordelo (Guimarães), o Rancho Folclórico As Ceifeiras da Gafanha da Encarnação (Ílhavo) e o Rancho Folclórico de Santo André de Sobrado (Valongo).

Sónia Pinho, presidente da direção da associação do Rancho Folclórico As Lavradeiras de Canelas, é “uma grande alegria voltar a realizar o evento, depois de dois anos de interrupção, ainda para mais sendo o tão desejado 25º festival(…) Tentaremos da melhor forma tornar o festival o mais cultural e apelativo possível, sempre com respeito pelas nossas tradições e pelos nossos antepassados”, garante ainda a presidente.

Assim sendo, a associação espera que seja também um momento de convívio, impulsionador desta nova etapa da sua história, fazendo deste um festival inteiramente aberto à comunidade.