Por: Drª Gláucia Souza

Neste artigo irei falar sobre a atenção que devemos ter, quando não conseguimos dormir tempo suficiente para restaurar nosso metabolismo, e as suas consequências.

Mesmo que para muitos não seja algo profundo, estudos apontam que ao dormir menos de 8 horas por noite, o funcionamento ideal do organismo é afetado, aumentando as chances de desenvolver doenças de obesidade e ansiedade, pois é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas, esse processo é ativado quando dormimos de forma contínua e não intermitente, trazendo a possibilidade de repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter o corpo e mente saudáveis, sendo um estilo de vida extremamente recomendável, a qualquer pessoa.

Especialistas defendem que a média indicada são as 8 horas de sono por dia, porém, há pessoas que alcançam esse resultado com menos tempo, conforme o ritmo de vida.

Cada fase do Ser Humano recomenda-se as seguintes horas:

* Adultos: de 7 a 8 horas de sono em horários regulares por dia;

* Adolescentes: de 8 a 10 horas diariamente;

* Crianças: de 9 a 13 horas de sono a cada dia;

* Bebês: de 12 a 16 horas por dia.

É importante ter um sono de qualidade, para sentir-se descansado. Ter regularidade no horário de dormir também é um fator essencial para criar bons hábitos noturnos.

O cérebro recebe a informação que o corpo foi restabelecido, e acelera uma espécie de “seleção” na memória, mantendo as informações importantes que foram relevantes no dia.

Cuide de Si, valorize seu descanso e mantenha uma VIDA SAUDÁVEL.