Iniciativa é promovida pelas associações sediadas em Arouca; Círculo Cultura e Democracia, Semente de Futuro e Campo Aberto

A Campo Aberto, Associação de Defesa do Ambiente, vai organizar, em parceria com o Círculo Cultura e Democracia e a Semente de Futuro, uma “Jornada sobre Património Natural, Ecológico e Paisagístico – e Cidadania, no Concelho de Arouca”. 

O evento, cujo programa pode ser consultado abaixo, terá lugar no dia 18 de junho, das 14h às 18h, nas instalações da Academia Sénior de Arouca (ASARC) – Praça Dr. Sá Carneiro, 7A. A inscrição é gratuita, mas necessária para poder participar.

Esta Jornada tem por objetivo partilhar conhecimentos e experiências e suscitar o diálogo e concertação entre cidadãos e autoridades, no que diz respeito ao Património Natural, Ecológico e Paisagístico em Arouca.

A mesma vai iniciar com a comunicação da Coordenadora do Arouca Geopark, Daniela Rocha, sobre os conceitos de Património Natural, Ecológico e Paisagístico e sua concretização prática, à luz do programa Geoparques Globais UNESCO (UGG).

A tarde está reservada para uma Conversa Aberta, em pequenos grupos, cujas principais reflexões serão depois apresentadas em plenário, onde vai haver ainda lugar para debate / troca de ideias.

“Todas as pessoas e entidades interessadas pela preservação e conservação deste Património são convidadas a inscrever-se até ao dia 14 de junho, inclusive, acedendo ao formulário para o efeito a partir dos websites e redes sociais das associações organizadoras (através da ligação bit.ly/3ms4z77).  Para agilizar a organização dos grupos, é pedido aos interessados que selecionem uma de três áreas temáticas no momento da inscrição”, informaram as associações envolvidas em comunicado de imprensa ao nosso jornal.

PROGRAMA

14:00    Receção dos participantes

14:30    Apresentação do tema e do desenvolvimento da Jornada

14:45    COMUNICAÇÃO PELO AROUCA GEOPARK

Conceitos de património natural, ecológico e paisagístico e sua concretização prática, à luz do programa Geoparques Globais UNESCO (UGG)

15:10    Trabalho em grupos pelos participantes em CONVERSA ABERTA – Ouvir e ser Ouvido

Temas correspondentes a três grupos temáticos:

  • Atividades agrícolas, florestais, turísticas e o ambiente;
  • Atividades económicas, artesanais e empresariais e o ambiente;
  • Cidadania e o Património Natural Ecológico e Paisagístico.

16:10    Pausa

16:30    Partilha dos trabalhos de grupo e troca de ideias

17:30    Conclusão e fecho