4540 Jovem com representação na Federação Nacional de Associações Juvenis

A 4540 Jovem, associação fundada em 2020, passa a ter representação na FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis. A Presidente do Conselho Fiscal da 4540 Jovem, Cátia Camisão, tomou posse como Vice-Presidente da Assembleia Geral da FNAJ, representando assim esta associação arouquense que trabalha nas áreas da cultura e do ambiente.

Vila Real de Santo António acolheu, no passado fim-de-semana, o 18° Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ). A FNAJ, representante do movimento juvenil de base local e regional, reuniu, neste encontro, mais de 800 jovens oriundos de todo o país para debater o presente e o futuro das jovens gerações e do movimento associativo. Sob o mote “um mar de ideias”, debateu-se a participação jovem e a cidadania do futuro. 

O encontro ficou marcado pela realização de eleições para os órgãos sociais desta estrutura federativa juvenil para o biénio 2022-2024, que elegeu Marco Santos, do distrito do Porto, para a condução dos desígnios da estrutura.

A arouquense Cátia Camisão foi novamente eleita, desta feita para a Assembleia Geral, tendo sido indicada pela associação 4540 Jovem. 

“Foi unânime a posição da direção 4540 na indicação da Cátia Camisão para os órgãos sociais da FNAJ. É, para nós, um privilégio ter alguém com um trabalho reconhecido na área do associativismo juvenil a representar a nossa associação numa estrutura nacional”, indica Cátia Cardoso, Presidente da Direção da 4540 Jovem. 

No seu entender, “a presença de uma arouquense e membro da 4540 Jovem na FNAJ constitui um prestígio para o associativismo juvenil do concelho de Arouca”. Cátia Cardoso sublinha ainda que “é também uma responsabilidade para a 4540 Jovem” e remete para o estabelecimento de “pontes e diálogo concertado com o movimento associativo de todo o país. Sem descurar a possibilidade de trabalhar com outras organizações, até porque o trabalho em rede é um dos nossos valores-base”, concluiu. 

Por sua vez, Cátia Camisão refere que “é com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que assumo a manutenção da minha ligação à FNAJ. Quase 5 anos depois de ter sido eleita vice-presidente da maior estrutura representativa dos jovens e das associações juvenis, estou extremamente grata pelo privilégio de ter feito parte de uma equipa que trabalhou de forma afincada pela valorização e dignificação do associativismo juvenil como uma escola de cidadania e uma ferramenta privilegiada de criação de propor unidades para jovens e de transformação, crescimento e desenvolvimento sustentado das comunidades”. 

Cátia Camisão é educadora social e consultora para as áreas do associativismo e juventude. Desde cedo ligada ao movimento associativo, além de ter sido Vice-Presidente da FNAJ nos últimos dois mandatos, foi impulsionadora e é sócia fundadora da 4540 Jovem, onde ocupa desde fevereiro de 2020 o cargo de Presidente do Conselho Fiscal.

A associação 4540 Jovem foi criada em 2020 e tem como objetivo trabalhar as áreas da cultura e do ambiente em todas as freguesias do concelho de Arouca. Entre os seus projetos, é de destacar que apadrinhou uma área florestal no monte da Senhora da Mó e é detentora da revista digital ‘identidade 4540’, que visa promover o território e as suas gentes.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também