Integrada no Ciclo de Conferências de Arouca, o Círculo Cultura Democracia vai organizar, no próximo dia 27 de maio, pelas 21h00, no Auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, a conferência “Guerra na Ucrânia, Contexto e Implicações”.

Neste encontro vão ser abordados os temas:

●          A invasão da Ucrânia no contexto da política externa russa. Motivações e justificações.

●          Desenvolvimentos da arquitetura de segurança europeia e enquadramento dos acontecimentos atuais. Que ordem de segurança europeia?

●          Ações e reações no contexto da guerra na Ucrânia. Implicações para a Rússia. Consequências para a Ucrânia. Reordenamento ocidental. O espaço pós-soviético. Breve apontamento sobre China e Turquia.

Maria Raquel Freire é a conferencista convidada para ajudar a compreender melhor as temáticas tratadas. É especialista em Relações Internacionais, investigadora no Centro de Estudos Sociais e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se nos estudos para a paz, política externa, segurança internacional, União Europeia, Rússia e espaço pós-Soviético, tendo uma vasta obra publicada sobre estas temáticas.

A sessão conta também com a intervenção de Maryna Trepova, cidadã ucraniana que se encontra a residir temporariamente em Arouca, fundadora e diretora-executiva de uma consultora em Kyiv, que vai partilhar opiniões e vivências dos acontecimentos, bem como a sua visão para quando a guerra terminar.

Após as intervenções das oradoras, vai existir um período de debate com a assistência, “que se deseja vivo e empenhado, e onde todos são convidados a participar”, refere a organização.

Para que cidadãos portugueses e ucranianos possam usufruir de uma participação plena, vai ocorrer interpretação simultânea português-ucraniano e tradução sequencial de ucraniano-português.

Esta vai ser mais uma “Conferência de Arouca”, dedicada a um momento “crítico” da nossa história. A entrada é livre.