No próximo fim de semana de 21 e 22 de maio, decorre a X Mostra de Atividades de S.Martinho, em Castelo de Paiva. A organização do evento foi feita pela Junta de Freguesia de S.Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S.Martinho / Rancho Folclórico, atividade que volta a ter lugar no espaço amplo junto à sede do grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.

Nesta mostra para além dos espaços habituais para vinhos e petiscos e outros relativos a produtos locais e artesanato, contará também com a participação das associações e coletividades locais, empresários, agricultores, serviços e outros expositores dedicados ao cobre, fabrico do fumeiro tradicional e doçaria regional.

Pelas 16 horas de sábado decorre a abertura do evento, com a entrada do Grupo de Bombos e Concertinas que se segue pelo jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico.

A partir das 21h30 ocorre a abertura oficial com a entrega de certificados aos expositores presentes, onde contará com a presença do autarca local, Francisco Silva assim como outros elementos da Junta de Freguesia e do Rancho Folclórico, Almiro Moreira da Assembleia Municipal e José Rocha do Executivo Municipal, que pretende enaltecer a realização deste evento que ajuda a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.

Já ao longo da noite haverá a atuação do Agrupamento Musical “Nova Dança”, assim como outras iniciativas dos expositores presentes, que pretendem valorizar este evento que costuma ter uma boa adesão do público.

No domingo, logo pela manhã segue-se uma demonstração de Zumba, ministrada por Paula Carvalho, que se sucederá pela abertura das tasquinhas. Pela tarde está assegurada grande animação, com a atuação e desfile do Rancho Folclórico de S.Martinho às 15 horas, bem como a atuação do Duo HD, que promete bailarico até ao encerramento das atividades.

Texto: Raquel Moura