O espetáculo teatral ocorreu a 7 de maio, no Auditório Municipal de Castelo de Paiva.

A vila de Castelo de Paiva vai receber um grande espetáculo teatral,  no âmbito do programa Em Cena para a Família, integrado no novo ciclo do Festival Inventa, com a participação da companhia “ Jangada Teatro “, que vai apresentar a peça “ O Monstro do Mezio “, no espaço do Auditório Municipal, dia 7 de Maio, às 21h30, sendo a entrada gratuita, apenas condicionada à lotação do espaço.

 As companhias Astro Fingido, Filandorra, Jangada e Teatro do Montemuro provam assim, uma vez mais, que o teatro não tem idade. Para miúdos e graúdos, em palco são contadas histórias, ora musicadas, ora sussurrantes, sobre monstros, diabos e medos, mas também sobre reis, natureza e lendas. 

O Monstro do Mezio trata-se de uma fábula ambiental que é contada com marionetas e máscaras. Toda a plasticidade. As marionetas e as máscaras são construídas com papel reutilizado. 

O espetáculo debruça-se sobre uma consciência ambiental e ecológica, com a posta em prática dos 4 R’s. Do enredo principal faz parte uma história de amor entre uma salamandra e um sapo. E, tal como nos contos de fadas, o protagonista tem o seu antagonista. Mas, o conflito travado entre estes dois terá um desfecho imprevisto. Um deles irá morrer. Pelo meio de toda a trama dois peixes divertem-se a contar piadas.

Os cestos de vindima são objetos usados e os figurinos são confecionados a partir de tecidos que tiveram outra vida prévia.

A Jangada Teatro foi formada em 1999, com o objetivo de realçar o nível cultural da região geográfica onde está inserida, hospedando-se no Auditório Municipal de Lousada, onde tem o seu espaço de trabalho, artístico e administrativo.

 No âmbito do Festival Inventa, já foram realizados os projetos Travessia do Rio (29 Maio 2021), Ciclo de Música ao Luar (Junho e Julho 2021), Filarmonia (Re)visitada (Novembro 2021 e Fevereiro 2022), Música em Comunidade (5 Março 2022), Ciclo de Circo Contemporâneo no Património (12 a 27 Março 2022) e Ciclo de Performance Visual Musicada (22 a 30 Abril 2022).

O ciclo Em Cena para a Família, que está incorporado no Festival Inventa, é cofinanciado pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ao abrigo da operação Escrita em Cena – Programação Cultural em Rede do Tâmega e Sousa.

Fonte imagem: Inventa