A concentração do Clube Português dos Automóveis Antigos da Secção Ford, aconteceu no passado fim de semana dia 7 e 8 de maio. Este passeio ford passou por terras paivenses, nomeadamente com paragem no Largo do Conde.

A 45º edição do passeio Ford foi mais um objetivo cumprido pelo Clube que regressou já em 2021 e passaram a fazer parte do calendário de eventos desta importante coletividade.

Arouca foi a zona escolhida este ano para a realização da corrida, mas contemplando uma passagem durante a manhã por Castelo de Paiva, onde fizeram uma breve paragem das viaturas clássicas.

O Parque da Lavandeira em Vila Nova de Gaia, foi o local escolhido para a concentração, onde os participantes tiveram à disposição o pequeno almoço, e de lá seguiram depois para Castelo de Paiva, onde fizeram uma pausa e a Câmara Municipal aproveitou o momento para a promover a receção dos participantes com “Verde de Honra” no Largo do Conde.

Seguiram em direção a Arouca, onde pararam para almoçar na Quinta D’Alem da Ponte. Este trajeto escolhido para o passeio teve o objetivo de privilegiar a EN222 até Castelo de Paiva e a EN224 até Arouca. Os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar das excelentes estradas com paisagens bonitas, assim como a condução do seu clássico. Para o regresso o percurso foi livre, no entanto, a organização sugeriu que fosse pela EN108 junto ao Rio Douro.

No domingo dia 8, através da organização do Road 21: Portugal Classic Association, que foi para a estrada o “Gaia Eco Rally”, integrado no Campeonato de Portugal de Novas Energias, a qual se regeu peloCódigo Desportivo Internacional (CDI), pelas prescrições gerais de Automobilismo e Karting.

A prova foi disputada nos dias 7 e 8 de maio e teve um percurso descrito por Road Book e nele localizam-se os setores seletivos que foram disputados em regularidade. O “Gaia Eco Rally” trata-se de uma competição reservada a viaturas elétricas de série, o percurso total é de 245,69km.

São seis as provas a serem disputadas este campeonato nacional que vão acontecer entre os meses de maio e novembro, tendo sido esta a única prova do campeonato a decorrer no norte do país.

Fonte imagem: Castelo de Paiva Turismo