Prestes a completar os seus 30 anos, o Rotary Club de Arouca iniciou os festejos no passado dia 29 de abril, com a inauguração da sua galeria de presidentes, uma tertúlia com os fundadores do clube e o Governador responsável pela entrega da sua Carta Constitucional, em 1992. O dia serviu igualmente para a entrada de dois novos elementos para o clube: o arquiteto Marco Silva e o médico Paulo Castro.

Ansiada há muito pelos companheiros arouquenses, a galeria dos 21 presidentes do Rotary Club de Arouca, inaugurada ao final dessa tarde, é, agora, a antecâmara da sede. “Este é um gesto de agradecimento a todos os que deram de si para que o clube perdurasse até aos nossos dias e que ajudaram a fazer a diferença na comunidade de Arouca, com o apoio de Rotary”, considerou Cláudia Oliveira, presidente do clube no ano de 2021-22, agradecendo a presença dos familiares de António Serdoura, sócio fundador e segundo presidente do clube.

A noite desse dia ficou marcada pela realização de uma tertúlia sobre a fundação do clube, na biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, com a presença de três sócios fundadores (Alfredo Martins, António David Silva e Arlindo Oliveira), que deram conhecer os desafios dessa época, bem como do momento mais atribulado, da sua quase extinção. Zeferino Brandão, também fundador do clube, por motivos de saúde, não pode estar presente, tendo deixado uma mensagem, lida na sessão.

Entre projetos, momentos bons e mais conturbados, o Rotary Club de Arouca teve a honra de eleger um Governador do Distrito 1970, Sérgio Almeida, que exerceu o cargo no ano rotário de 2020-21. Sérgio Almeida, ausente do país, juntou-se ao momento com uma mensagem em vídeo.

Num momento de grande simbolismo, Manuel Cepeda, Governador à data de 1992-93, lembrou o momento em que procedeu à entrega da Carta Constitucional e o acompanhamento que deu ao clube. “É muito especial ver nascer um clube, e é extraordinário ver o crescimento do Rotary Club de Arouca e o impacto que têm no nosso Distrito Rotário”, vincou.

Finda a tertúlia, procedeu-se à apresentação rotária dos novos elementos do clube, Marco Silva e Paulo Castro, dois profissionais que foram bolseiros do clube e que agora se juntam à missão de “servir para transformar vidas”.

Na sessão foi igualmente feito o agradecimento a Luísa Portugal, pela conceção do logótipo comemorativo dos 30 anos. O Rotary Club de Arouca foi fundado a 30 de junho de 1992 e está a preparar mais momentos comemorativos da efeméride ao longo de 2022 e 2023.