A Câmara Municipal de Arouca vai promover, no próximo dia 30 de abril, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Arouca, o primeiro Laboratório de Cidadania Jovem. Esta iniciativa tem como objetivo envolver os jovens arouquenses, (com idades entre os 16 e os 35), na criação e desenvolvimento de linhas orientadoras das políticas de juventude do Município de Arouca, no âmbito do projeto GeoYouth 4.0.

Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca referiu, “esta iniciativa, cuja edição inaugural decorre simbolicamente no Dia do Associativismo Jovem associando-se também às comemorações do 25 de Abril, pretende criar locais e momentos de diálogo estruturado entre jovens e poder local, onde se promoverá uma efetiva e real participação dos jovens sobre aqueles que deverão ser os eixos prioritários, os desafios e as propostas de ação para a construção de um Município ainda mais forte, dinâmico e amigo da juventude”.

A edil reforçou ainda que será usada “uma metodologia diferenciadora no trabalho com jovens, com todas as sessões a serem pensadas, desenhadas e executadas com e pelos jovens arouquenses que irão ser corresponsáveis pela definição da estrutura base do projeto e pela sua implementação, selecionando as temáticas a abordar em cada sessão, os parceiros e outros jovens deverão ser convidados a participar, que parceiros devem ser envolvidos e quais os convidados para cada sessão, num verdadeiro processo de cocriação”.

As inscrições para o primeiro Laboratório decorrem até 29 de abril e podem ser feitas online em https://forms.gle/qRL7NqjVFq15MVoNA.