O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) conquistou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, atribuída pelo Bureau Veritas, no âmbito da norma internacional ISO 9001:2015.
Esta prestigiada certificação é atribuída com base num paradigma de qualidade que se centra na excelência da prestação de serviços, medidas de segurança de utentes e profissionais, liderança eficaz e padronização nos processos organizacionais, bem como melhorias contínuas e constantes em termos de qualidade, segurança e gestão global.
O processo realizado e implementado no CHEDV abrange a prestação de serviços de saúde nas áreas de: Medicina Interna; Medicina Intensiva; Anestesia; Obstetrícia – núcleo de partos e urgência; Pediatria; Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia; Otorrinolaringologia; Serviços Farmacêuticos; Ortopedia; Unidade de Colheita e Aplicação da Córnea; Imunohemoterapia.
Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do CHEDV afirmou que,” este reconhecimento vem comprovar a nossa preocupação em dar a melhor resposta aos nossos utentes, através das melhores práticas e em respeito pelos procedimentos que cumprem os mais elevados padrões de qualidade, assim garantindo uma assistência humanizada, associada a uma medicina de excelência”. O Presidente do Conselho de administração do CHEDV ainda realçou, “estamos extremamente orgulhosos dos nossos profissionais e responsáveis dos serviços, pelo seu empenho e profissionalismo neste processo exigente, muito particularmente porque todo este processo de candidatura e avaliação dos requisitos de certificação foram conseguidos em tempos de elevadíssima exigência de trabalho, pois aconteceram durante a vigência da pandemia Covid-19.Só uma equipa recheada de profissionais altamente competentes e comprometidos com o serviço público era possível em tão difíceis circunstâncias”.
Sobre o ISO 9001
É uma norma do sistema de gestão da qualidade publicada pela ISO (International Organization of Standardization). A norma fornece uma estrutura para a gestão dos processos de qualidade de uma organização, baseada em oito princípios: foco no cliente; liderança; envolvimento das equipes; abordagem de processos; abordagem de sistemas; melhoria contínua; tomada de decisão baseada em factos; relação de benefício mútuo com fornecedores.