A reunião realizou-se a propósito do 30º aniversário da Associação

Na mesma sessão foi feita a entrega de prémios do Concurso de Fotografia

Na sequência da proposta apresentada e aprovada na última reunião da direção da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira), o Município de Castelo de Paiva, pela iniciativa do presidente José Rocha, foi o anfitrião da reunião do órgão executivo desta entidade, bem como das demais iniciativas que, no dia de ontem, estiveram inseridas no programa das comemorações dos 30 anos de existência da ADRIMAG.

No âmbito desta comemoração, realizou-se no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Fotografia “Montanhas Mágicas 2021 – Património, Pessoas e Paisagens”, lançado pela ADRIMAG com o apoio dos sete Municípios associados, no âmbito das Comemorações dos seus 30 Anos.

Este concurso teve como principal objetivo promover a descoberta, valorização, preservação e divulgação dos múltiplos patrimónios existentes no território abrangido pelas Serras do Montemuro, Freita e Gralheira, território denominado de Montanhas Mágicas.

A cerimónia contou com a abertura do presidente da CM de Castelo de Paiva, José Rocha, que deixou uma saudação de boas vindas e se congratulou por esta iniciativa se realizar no concelho. Por sua vez, coube ao presidente da CM de Vale de Cambra e Vice-Presidente da ADRIMAG, José Pinheiro, evidenciar o papel e a importância da ADRIMAG nestas três décadas de existência, com intervenção no território, destacando projetos e parcerias, realçando o trabalho já realizado ao nível da melhoria das condições de vida da população, através de investimento em equipamentos básicos e sociais de apoio, a promoção de ações de formação, informação e animação, bem como reforçar o sistema produtivo, valorizar e diversificar a atividade económica local, através do reforço do turismo rural, apoio a atividades tradicionais e valorização dos recursos endógenos, nomeadamente os produtos regionais certificados. José Pinheiro não esqueceu o pepel dinamizador de iniciativas para conservar o meio ambiente através da realização de ações de educação ambiental, promoção de atividades de lazer e turísticas e proteção de recursos e paisagem.

Presentes nestes atos também estiveram o Vice-Presidente da CM de S. Pedro do Sul, Pedro Mouro, o Vice-Presidente da CM de Sever do Vouga, Paulo Nogueira, o Vereador da CM de Castro Daire, Pedro Pontes e o Vereador da CM de Cinfães, Serafim Rodrigues, tendo sido o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, que anunciou as fotografias vencedoras do concurso, e respetivos fotógrafos.

Foram submetidas a concurso 948 fotografias de 97 participantes, sendo admitidos 542 de 58 participantes e, na avaliação final, foram escolhidas 41 fotografias por um júri constituído pela presidente da Direção da Adrimag, Margarida Belém, o fotógrafo de natureza e vida selvagem João Cosme, e Victor Costa, da Foto Adrenalina – Expedições Fotográficas, tendo sido atribuídos 10 prémios e três menções honrosas. José Carlos Gomes Brito foi o vencedor, arrebatando também o primeiro prémio da categoria “paisagens “.

Na sequência da entrega dos prémios foi inaugurada uma exposição que integra as 30 fotografias mais pontuadas no âmbito deste concurso, sendo que esta exposição estará patente no CICL de Castelo de Paiva, até ao dia 8 de maio, tratando-se de uma exposição itinerante que passará por todos os Municípios das Montanhas Mágicas, e cuja calendarização será oportunamente divulgada.