Face aos recentes acontecimentos derivados da invasão da Ucrânia, nos estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e 1ºCEB, de Arouca, têm sido várias as ações a favor da paz e solidariedade para com o sofrimento do povo da Ucrânia, “na consciência de que a violação dos direitos humanos em qualquer lugar do mundo diz respeito a cada um de nós”, referiu a comunidade educativa.

“Este momento tem sido aproveitado para conversar com as crianças e alunos sobre a paz, sendo explicados os atuais acontecimentos à luz dos valores universais como o respeito, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência, no âmbito da Educação para a Cidadania.”, reforçou a mesma entidade.

As atividades de homenagem que à Ucrânia e ao povo ucraniano têm sido variadas, tais como pintar os espaços escolares com as cores da bandeira desse país de leste, similares às cores do agrupamento de Arouca. Dentro do projeto “Escolas solidárias”, têm sido também promovidas campanhas de angariação de bens essenciais para apoio aos refugiados, com grande adesão das comunidades educativas, num forte exercício de voluntariado e em articulação com várias instituições e com o projeto Escola Solidária da ESA.

A comunidade educativa do pré-escolar e 1ºCEB manifestou, assim, a sua solidariedade para com o povo ucraniano, desejando fortemente que a paz e a tolerância possam voltar à região, o mais breve possível e mobilizando-se no espírito de que “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano seria menor.” (Madre Teresa de Calcutá, Prémio Nobel da PAZ)