Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a 24 de fevereiro de 2022, foi criado um grupo de voluntários de Arouca e Vale de Cambra chamado Vale Solidário, no passado dia 28 de fevereiro de 2022.

O médico Serhiy Voronyak, que trabalhou durante 20 anos em Portugal, e, mais precisamente, nestes dois concelhos, encontra-se, neste momento, na Ucrânia a defender o seu país, tendo comunicado com o referido Grupo de Voluntários para dar a informação daquilo que mais necessitam, neste momento difícil.

A organização sem fins lucrativos, através de um contacto realizado com o nosso Jornal, apelou à divulgação desta iniciativa, que se encontrou a decorrer até ao dia 13-03-22. Os bens angariados foram ser entregues à organização Novovolynsk Help – na Ucrânia.

Os produtos angariados foram sistemas de soro/algalias/seringas/agulhas/luvas estéreis/luvas de vinil/cateteres/máscaras oxigénio adulto e criança/ligaduras/compressas/adesivo/desinfetante de feridas/bisturis + lâminas/soro fisiológico/linhas de sutura/fios de sutura e não linhas de sutura/medidor de glicemia/brufen adulto e criança/antibióticos/paracetamol/betadine/biafine/algodão/fraldas adulto e criança/toalhetes criança/biberão/chupetas/leite em pó/papas para bebé/produtos de higiene/pasta dentes/escovas/sabonete /gel banho/ pensos higiénicos/ lenços papel/ champô/2 geradores etc;

No passado dia 11 de março saíram 2 carrinhas em direção à Ucrânia, uma para transporte dos bens angariados e outra de 9 lugares para trazer refugiados, mais tarde partiu um camião para entrega dos restantes bens recolhidos. Todas estas viaturas já chegaram à Ucrânia e já foi feita a entrega dos bens, na fronteira, ao Dr Serhiy Voronyak, no passado dia 14 de março .