No passado dia 12 de março decorreu, em Arouca, uma iniciativa conjunta da JSD Distrital de Aveiro e JSD Distrital do Porto intitulada de “Nortada” que contou com a presença da Eng. Paula Teles e do Eng. Vladimiro Feliz.

A “Nortada” surge como uma plataforma de discussão, considerando que há várias temáticas de relevo nas comunidades intermunicipais no Noroeste Ibérico.

Com uma sessão muito participada e interativa entre todos os participantes o dia dividiu-se em dois momentos distintos. Da parte da manhã, houve um momento de conferência com a Eng. Paula Teles e o Eng. Vladimiro Feliz, onde expuseram a sua visão sobre mobilidade. Na parte da tarde, após serem apresentados os resultados de um inquérito realizado pelas estruturas distritais da JSD, houve um momento de discussão e partilha conjunto, entre os participantes de ambos os distritos, na procura de medidas para melhorar a mobilidade, em ambos os distritos.

No final do evento, Pedro Veiga, Presidente da JSD Distrital de Aveiro, referiu que “fazemos um primeiro balanço muito positivo deste momento”, projetando “que estas sinergias criadas com a JSD Distrital do Porto possam ser alargadas e que este modo de pensamento global seja o catalisador na procura de soluções conjuntas para todo o nosso território”.

Por sua vez, José Paulo Miler, Presidente da JSD Arouca e Vice-presidente da JSD Nacional, manifestou o seu profundo “agrado em ter acolhido o evento em Arouca, num tema que é tão caro aos arouquenses, especialmente os jovens, como é a Mobilidade”, adiantando que “deve haver uma discriminação positiva para os territórios de baixa densidade e respostas concretas que diminuam as assimetrias”.

Esta iniciativa teve como grande mote a construção de uma moção conjunta sobre mobilidade, como foco na Área Metropolitana do Porto, ao Congresso Nacional da JSD.