A iniciativa vai decorrer no espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado

A Associação de Atletismo de Aveiro em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e com as coletividades locais tais como o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e a Associação Desportiva C.C. J Clark, vai realizar na manhã do próximo domingo, dia 27 no espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado, o 23º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente curta. Esta competição, este ano, vai contemplar os campeonatos para os escalões de formação (infantis, iniciados e benjamins), estando prevista a participação de mais de 400 atletas, repartidos por cerca de quatro dezenas de equipas.

O Campeonato Distrital de Corta-Mato, vertente curta, destina-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Juniores, Sénior e Veteranos, inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, sendo que podem integrar as equipas de seniores os atletas juniores ou veteranos para a composição da sua equipa, com o máximo de 6 atletas por equipa.

As provas têm início às 10 horas e os atletas terão que se apresentar na linha de partida com o dorsal atribuído pela Associação de Atletismo de Aveiro para a época de 2022, as inscrições são feitas através da plataforma ONLINE, até às 18 horas do dia 24 (Quinta Feira), que antecede a competição, de forma a poder ser efetuada a admissão de atletas e respetiva divisão por séries, sendo posteriormente publicada a listagem dos atletas admitidos nas respetivas séries.

Os atletas só podem participar na prova do seu escalão, exceto os juniores, que podem participar na prova de seniores, contando para a classificação coletiva. Apenas os atletas do escalão de veteranos poderão fazer a opção de participar ou no Campeonato do seu escalão de veteranos ou no Campeonato de Corta-mato Curto, sendo que, em caso algum poderão participar nas duas provas.

No Campeonato Distrital de Corta-Mato vertente curta, exclusivamente para o escalão de Sénior, para efeitos de classificação coletiva, serão considerados os quatro primeiros atletas de cada equipa e os desempates serão feitos a favor da equipa que tenha o quarto atleta melhor classificado.

Já nos Campeonatos Curtos Masculino e Feminino, em ambas as competições, serão atribuídos os pódios ao escalão de Sub/23, independentemente do seu escalão etário, e nos escalões de Infantis e Iniciados será vencedora a equipa que somar menor número de pontos, de acordo com a classificação dos seus três primeiros atletas, com os desempates a ser feitos a favor da equipa que tenha o terceiro atleta melhor classificado.

Liliana Vieira, Vereadora do Deporto e Cultura da edilidade paivense, congratulou-se com a realização desta grande jornada desportiva em Castelo de Paiva, destacando que o evento representa mais do que uma simples prova de atletismo, visto simbolizar a retoma, em força, da atividade desportiva no concelho, potenciando a possibilidade de se enaltecer a importância do desporto na vida, agora mais do que nunca, muito valorizado.

 A autarca evidenciou a satisfação do município em participar nesta organização desportiva, endereçando felicitações aos restantes parceiros desta jornada desportiva, e desejando sucesso na organização, e boas-vindas a todos os atletas do distrito que vão rumar a Castelo de Paiva.