Nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, os alunos da turma do Curso Profissional de Técnico de Informação e Animação Turística da Escola Secundária de Arouca viajaram até Madrid, para realização da visita de estudo à Feira Internacional de Turismo – FITUR – prevista no Plano de Atividades do curso para este ano letivo.

Para os alunos dos cursos de Turismo, a visita a esta feira internacional tornou-se uma experiência fundamental para perceberem a envolvência mundial da indústria do turismo. Todos os continentes estiveram representados, tal como todo o tipo de destinos turísticos. A par dos pavilhões de cada país houve um conjunto de outros intervenientes desta indústria que movimenta, anualmente, milhões de euros e milhares de pessoas como agências de viagens, operadores turísticos, hotéis, estâncias turísticas, a Fitur gay, a Fitur salud, e a Fiturtech. Cada país divulga o que tem de melhor e, em algumas horas de visita à feira, conhecem-se várias culturas, são proporcionadas várias experiências sensoriais, e é dado a conhecer o que de melhor tem cada país ao nível da cultura, monumentos, gastronomia e lazer.

A visita teve a duração de três dias e os alunos aproveitaram o facto de se estar em Espanha para conhecer alguns locais de interesse turístico. Assim, no centro de Madrid, visitaram o Templo de Debod, o Palácio Real, a Catedral de Almudena, a Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel, a Puerta del Sol, o Parque del Retiro, o Museu del Prado, o Museu Reina Sofia, a Plaza de Espanha, a Estação de Atocha e as lojas e o movimento da Gran Via. “Interessante para os alunos, foi ainda a passagem por Salamanca, para uma visita ao Centro Histórico e Universidade.

De referir que, para além da importância do contacto com a indústria do turismo possibilitado pela visita à FITUR, o facto de se entrar numa grande cidade, permitiu aos alunos outra perceção do mundo e proporcionou a comunicação em espanhol quer para pequenas conversas nas ruas, quer em contexto de comércio e restauração, situações que, com toda a certeza, enriqueceram estes ainda inexperientes profissionais do turismo.

Apesar de cansativos, o balanço dos três dias de viagem foi extremamente positivo. Pela viagem, pelas experiências que proporcionou, pelo contacto com o mundo do turismo e pela confraternização. Um agradecimento ao Agrupamento de Escolas de Arouca por proporcionar momentos de aprendizagem memoráveis.”, informou o AEA no seu site oficial.