Por: Drª Glaúcia Souza

Independente da atividade física praticada, é cada vez mais incentivado o exercício para diminuição da ansiedade e estresse.

A sua rotina, promove uma regulação dos neurotransmissores, aumentando a atividade 5-HT (serotonina) e atividade neuro endócrina nas áreas do cérebro, que são responsáveis pela ansiedade e depressão, aumentando a resistência ao stresse, funcionando como antidepressivo.

Muitas vezes, acabamos por facilitar alguns sintomas derivado aos compromissos profissionais ou pessoais, e sem percebermos, com o passar do tempo agravam, e o que supostamente poderia ser uma mudança de hábitos, passa a ser psicossomático.

Os sintomas mais visíveis são: alteração do sono, palpitação, desconforto no estômago, tensões musculares, transpiração, dificuldade de concentração, alteração constante de humor, pensamentos persistentes, medos exacerbados, passando para outras ramificações, dependendo do estado de saúde e estilo de vida de cada pessoa.

Mas vamos compreender a diferença entre o estresse e a ansiedade?

O stresse é uma resposta orgânica mediante a alguma situação “reconhecida” como ameaçadora, podendo causar problemas físicos quando acontece em grau exacerbado.

Envolve necessariamente respostas fisiológicas decorrentes da estimulação do sistema nervoso autónomo, que provoca a liberação de hormonas em quantidade maior, aumentando o batimento cardíaco e a pressão arterial.

A ansiedade é uma preocupação acentuada com o futuro, o que na maioria das vezes, não faz sentido.

As pessoas que sofrem de ansiedade, fixam os pensamentos em situações ainda não vividas, somatizando as sensações, resultando em patologias psicossomáticas.

Por isso é importante avaliar se estamos a falar de transtorno de ansiedade generalizada ou ansiedade comum.

A prática de exercícios físicos, podem ajudar no equilíbrio, e ser um combustível natural e muito positivo para o corpo e a mente.

O pouco, com o tempo, torna-se muito. Comece agora com uma simples caminhada, respire fundo e valorize sua saúde.

Cuide de Si