A Escola de Trail Running “Sapatilhas Verdes” está a chegar ao Complexo Desportivo de Escariz. As inscrições para os treinos da modalidade são gratuitas e encontram-se abertas para maiores de 6 anos, através do preenchimento de um formulário disponível em https://forms.gle/i8oF4256BPJzR6uL7

Depois do rápido sucesso obtido na abertura da Escola de Trail Running, no Complexo Desportivo de Arouca, o projeto é alargado a Escariz, com arranque previsto para fevereiro, sob orientação da equipa técnica dos Complexos Desportivos Municipais. Divididos em três escalões de aprendizagem, os treinos já têm calendário definido: Trail Kids (6-11 anos) às terças-feiras, pelas 18h15; Trail Iniciação (a partir dos 12 anos) às quartas-feiras, pelas 19h15; e Trail Pro (a partir dos 12 anos) às sextas-feiras, pelas 19h00.

A modalidade consiste em corrida por percursos naturais, muitas vezes efetuada através de trilhos, caminhos e percursos alternativos, alguns deles acessíveis apenas a pé. Na última década, tem vindo a captar cada vez mais praticantes a nível nacional e, em Arouca, desde o lançamento deste projeto, em outubro de 2021, as “Sapatilhas Verdes” são já 66, divididas pelos escalões Kids (10), Iniciação (33) e Pro (23).

“Sou de Arouca, mas acabei por conhecer este território através de trilhos e lugares encantadores que nem sabia existirem. Além disto, são evidentes os benefícios, não só em termos de perda de peso, como em ganho de massa muscular e aumento de resistência”, assegura Maria Carrola, aluna da escola de trail que, aos 45 anos, afirma nunca ser tarde para começar. “Já frequentava as aulas de hidroginástica no Complexo Desportivo de Arouca e isto foi uma nova experiência. Achei que desistiria ao primeiro ou segundo treino por não ter preparação física para progredir, mas estava enganada. Ninguém fica para trás e os treinos têm sido muito bons, quase sempre no terreno, seja por estrada, ciclovia ou caminhos pedestres”.

Com objetivo de promover um estilo de vida saudável, através da prática de atividade física ao ar livre e em comunhão com o meio natural, esta escola de trail procura, de igual modo, sensibilizar os participantes para a importância da preservação e conservação da natureza.

Foto: CMA