Durante o mês de novembro e dezembro, decorreu no Agrupamento de Escolas de Arouca uma ação de formação de Nível 1 – Competências Digitais Básicas no âmbito do Programa Academia Digital para Pais. Trata-se de uma iniciativa da E-REDES, em parceria com a Direção-geral da Educação, destinada a pais e encarregados de educação de crianças do Ensino Básico.

Esta ação decorreu nas instalações da Escola Secundária de Arouca, nos dias 26 de novembro, 3, 10 e 17 de dezembro, das 19h às 21h. Nela participaram 8 formandos (pais/mães/encarregados de educação) e 7 formadores voluntários (2 professoras e 5 alunos). Todas as sessões foram práticas e os conteúdos abordados foram diversificados destacando-se: noções básicas associadas aos computadores e à internet; Email; Google Classroom; Processamento de Texto; Apresentações Eletrónicas; Escola Virtual (licença digital); Google Meet; Digitalização de documentos; Site do Agrupamento – KIOSK.

A ação proporcionou um bom ambiente de aprendizagem. Os formandos demonstraram muito interesse e empenho nas atividades propostas, e o apoio individualizado dado pelos formadores voluntários foi essencial. “Foi, portanto, uma experiência muito gratificante e proveitosa quer para os formandos quer para os formadores.”, afirmou a direção do Agrupamento.

Esta iniciativa surgiu no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), do Agrupamento de Escolas de Arouca, no que se refere à medida Cap@citar Famílias, dando a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. “Com estas ações pretende-se dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual (Nível 1). O programa tem, também, uma outra valência associada à utilização segura da internet, das redes e dos computadores, pretendendo-se que os pais e encarregados de educação consigam acompanhar os seus filhos numa utilização segura das tecnologias digitais, das redes e da Internet (Nível 2).”, acrescentaram.

Dado que já existem inscrições, é provável que no segundo semestre abra uma ação de formação de nível 2.

Se tem interesse em participar em alguma ação de formação deste programa (Nível 1 ou Nível 2), por favor contacte a Escola Secundária de Arouca ou utilize o email acadigpais@agesc-arouca.pt .