Iniciado em 2018, este ciclo tem apresentado em cada ano duas cantatas da Oratória, sempre intercaladas com obras instrumentais de outros compositores do período barroco, e dos Responsórios para o Natal, de Duarte Lobo. Este ano não será exceção, e para além das Partes V e VI da Oratória de Bach, a Orquestra XXI apresenta o Concerto Grosso Op. 6 no. 4 de G. F. Händel, e o Coro XXI entoa os dois últimos Responsórios de Duarte Lobo, sob a direção do maestro Dinis Sousa. Os solistas na Oratória de Natal, todos membros do Coro XXI, serão a soprano Marta Martins, a mezzo-soprano Beatriz Miranda, os tenores Tiago Oliveira e Rodrigo Carreto, e o barítono Diogo Mendes.

Este ciclo, organizado em parceria com a Direção Regional de Cultura Norte, teve sempre como objetivo contribuir para a dinamização do património religioso e dar continuidade à Orquestra XXI, levando momentos musicais de excelência a um público cada vez mais diverso. Este último capítulo decorre também em Torre de Moncorvo, a 22, e na Sé do Porto, dia 23.

A entrada para o concerto é livre, mas limitada à lotação de cada igreja. O acesso é feito em cumprimento com as normas sanitárias em vigor para espetáculos culturais, com a obrigatoriedade de uso de máscara e apresentação de certificado digital.