A campanha em loja foi considerada um sucesso. O vereador António Vilela elogiou esta resposta da sociedade civil.

A loja do Grupo Lidl em Castelo de Paiva realizou recentemente uma campanha de recolha de alimentos orientada para os animais instalados no Canil de Castelo de Paiva / Cinfães, localizado na Póvoa-Pedorido. A ação traduziu-se num rotundo sucesso, tendo, no passado dia 14 de dezembro, sido efetuada a entrega com a presença do Vice-Presidente da autarquia, José António Vilela, naquela superfície comercial. 

A ação de campanha decorreu nesta primeira quinzena de dezembro e resultou num sucesso, com excelente adesão, contabilizando-se mais de 370 quilos de ração seca e húmida para canídeos e gatos, 110 mantas para aconchego dos animais neste tempo mais frio, areia para animais, produtos de higiene e limpeza, brinquedos e desparasitantes e medicação própria, conforme confirmou Diana Silva, responsável operacional do grupo Lidl, que esteve presente nesta cerimónia de entrega.

O Vice-Presidente José António Vilela acompanhou a entrega na loja e nas instalações do Canil, congratulando-se pela iniciativa e agradecendo este bonito gesto realizado pela Loja do Lidl em Castelo de Paiva, referindo que a partilha e a solidariedade também deve abranger os animais que sofrem e precisam de ajuda, destacando ainda que todo o apoio é bem-vindo, porque as despesas e os encargos com a manutenção das instalações e tratamentos dos animais recolhidos continuam a ser grandes.

O autarca paivense considerou ser importante este tipo de respostas da sociedade civil em prol da causa animal, em particular dos animais de companhia que se encontram em situação mais vulnerável e tantas vezes abandonados. Dessa forma agradeceu estas ajudas e campanhas solidárias que rotulou de essenciais para melhorar a qualidade de vida dos animais recolhidos nestes espaços, aproveitando para anunciar que a edilidade de Castelo de Paiva vai dar início, nos próximos dias, a uma campanha de adoção de animais domésticos. A ação quer promover ações de sensibilização junto da população local, procurando minimizar o sofrimento de tantos animais abandonados e mal tratados.

Recorde-se que o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, localizado na zona da Póvoa, em Pedorido, é um equipamento lançado em conjunto pelos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães, depois de ter sido garantido o apoio financeiro para a concessão de um centro oficial intermunicipal, concretizando-se assim, um velho anseio reivindicado por ambas as autarquias.

Do projeto, além dos espaços de alojamento para animais (cães, gatos e outros de maior porte), consta a criação de salas de apoio e gabinetes veterinários, sendo que, este Centro de Recolha contempla ainda, uma sala devidamente apetrechada para o processo de esterilização, sala de quarentena e isolamento, bem como de prestação de socorro a animais feridos e doentes.