No passado dia 25 de novembro, realizou-se em Amarante a apresentação oficial do Plano Formação + Próxima do Turismo de Portugal, uma das medidas do Plano “Reativar o Turismo – Construir o Futuro”, e que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Este programa do Turismo de Portugal, desenvolvido em parceria com a Rede das Escolas de Turismo do país e as autarquias, terá como eixos de ação a capacitação dos colaboradores do setor turístico, com formação digital e presencial e a melhoria das competências dos colaboradores das empresas do turismo e conexas, contribuindo desta forma para um processo potenciador de um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, que resultará num acréscimo de valor ao tecido empresarial local e aos territórios.

Neste âmbito, os municípios da área metropolitana do Porto e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que se juntaram à Escola de Hotelaria e Turismo do Porto nesta 1ª fase do Programa Formação + Próxima foram Espinho, Póvoa de Varzim e Amarante. Não obstante, em breve, o programa será alargado a mais municípios das referidas zonas geográficas.  

A ideia central do programa inspira-se no propósito de “Capacitar o Território na Arte da Hospitalidade” e pretende descentralizar a formação em turismo, adaptando-a às necessidades específicas de cada território e dirigindo-se a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais das empresas turísticas.

Durante esta apresentação oficial, o Dr. Paulo Morais Vaz, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, referiu que “enquanto entidade de formação do setor pretendemos continuar a ser verdadeiros agentes de mudança e ao abraçarmos esta oportunidade de trabalharmos em parceria com as autarquias  locais, teremos a possibilidade de acelerar a concretização da nossa missão, uma vez que será possível chegar mais rapidamente e de forma mais eficaz a um público mais vasto, e cujo culminar será a capacitação dos profissionais e o reforço da sua qualificação no sentido de se darem respostas adequadas aos desafios do presente e do futuro próximo que queremos ajudar a construir com as empresas e o sector!”.

Sobre a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) é, desde 1968, uma das principais referências formativas do setor do turismo e desde sempre uma Escola com uma cultura própria e distintiva, a qual integra a rede Escolar do Turismo de Portugal, constituída por 12 escolas, de norte a sul do país.

Através da estratégia “A Afirmação”, que contém em si as principais linhas de força que orientam a atividade da EHTP, estratégia essa assente no reconhecimento e valorização de quem forma e de quem é formado, e na excelência dos recursos e metodologias disponibilizadas, a EHTP forma e qualifica, anualmente, várias centenas de alunos e profissionais, capacitando-os para as principais atividades de serviços com maiores índices de evolução e exigência, beneficiando adicionalmente do selo de qualidade das Escolas do Turismo de Portugal, prosseguindo assim o seu propósito de formar profissionais de elevado valor acrescentado.

Fique com o link: https://escolas.turismodeportugal.pt/escola/porto/ .

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega, numa única entidade, todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.