Decorre entre 11 de dezembro e 4 de janeiro de 2022 o concurso de decorações ‘Natal da União’, promovido pela Junta de Freguesia de Canelas e Espiunca, e dirigido a todas as associações com sede nesta União de Freguesias.

Até ao momento, seis associações já confirmaram a sua participação nesta iniciativa que pretende criar dinâmicas que reforcem as vivências natalícias, promover manifestações artísticas e de criatividade e incentivar o tecido associativo para a continuidade das suas atividades, depois de um período pandémico de muitas incertezas.

Este concurso surge na sequência da vontade do executivo de trabalhar em proximidade com as coletividades locais. Há prémios de participação no valor de 100€ e um prémio no mesmo valor para a associação que vencer o concurso.

As votações serão feitas através de um júri convidado, composto por três pessoas de diferentes lugares de Canelas e Espiunca, e através da plataforma facebook da União de Freguesias.

As decorações de natal devem ser alusivas à atividade de cada associação e devem estar em espaços exteriores da União de Freguesias, preferencialmente junto a locais de passagem.

Os espaços decorados por cada coletividade estão a ser articulados entre dirigentes associativos e a Junta de Freguesia.

Serão avaliados critérios como a originalidade e criatividade, a ligação da decoração com a atividade da associação e ainda o uso de materiais reciclados e tradicionais. Desta forma, promove-se o espírito de natal em Canelas e Espiunca, fazendo chegar a magia da quadra a mais pessoas e reforçando os laços com o tecido associativo. Para o Presidente da Junta de Freguesia, Hermenegildo Moreira, “é muito importante manter as associações ativas e motivadas, todas são fundamentais para o desenvolvimento da comunidade e fazem um trabalho extraordinário que tem de ser reconhecido e valorizado”, realçou.

A Junta tem também participado nas atividades das associações, sendo exemplos recentes o magusto da Associação Social e Cultural de Espiunca, a Feirinha ‘Gentes e Tradições’ da Associação de Pais e a caminhada e torneio das malhas do Centro Recreativo e Cultural S. Miguel de Canelas. Dinâmicas que contribuem para o desenvolvimento da União de Freguesias e fomentam o espírito de comunidade.