O vereador da coligação Agora os Arouquenses (PSD/CDS/PPM/IL) visitou durante três dias a região de Toulouse, onde contactou com a comunidade local, bem como com o sector empresarial e os políticos das cidades da região.

Numa ação promovida pelo empresário arouquense radicado em França e antigo Conselheiro das Comunidades Portuguesas, António Capela, Vítor Carvalho liderou uma comitiva do PSD Arouca, composta também pelo Presidente do PSD Arouca Rui Vilar e pelo líder de bancada na Assembleia Municipal Óscar Brandão. Nessa visita, a delegação arouquense teve oportunidade de marcar presença num jantar da secção de Toulouse do PSD, criada e liderada pelo arouquense António Capela. No entanto, o cerne da visita centrou-se no conhecimento com a realidade local e nos encontros com empresários. Vítor Carvalho esteve também reunido com a Conselheira das Comunidades Portuguesas Carolina Amado, com quem trocou impressões sobre os vários emigrantes de Arouca radicados em França.
Durante os vários dias, a delegação teve oportunidade de reunir com altos quadros da indústria aeronáutica, pois Toulouse é um dos maiores centros de investigação e produção nessa área, onde se localiza a empresa Airbus, a maior fabricante de aviões no mundo. A comitiva visitou também as instalações e o museu.

No périplo pela região, Vítor Carvalho teve também várias reuniões de trabalho com autarcas locais, nomeadamente Jean-Claude Dardelet, Vice Presidente da Câmara de Toulouse, umas das maiores cidades de França e com Jean Dinis, um dos muitos autarcas de origem portuguesa, neste caso vereador com o pelouro do urbanismo no município de Tournefeille. Nessas reuniões, o vereador da Câmara Municipal de Arouca, aproveitou para trocar ideias sobre políticas públicas de melhoria da qualidade de vida das populações, nomeadamente nos temas ligados ao urbanismo e à gestão das redes de abastecimento de água e saneamento, pois nessas cidades o preço da água é um dos mais baixos de França, ao contrário de Arouca, onde a água é a 8ª mais cara do país, tema que Vítor Carvalho tem insistido em lutar e baixar esse preço. Outro dos temas abordados, em especial no município de Toulouse, foi o Turismo e a sua gestão municipal.

A comitiva portuguesa visitou também várias associações locais, para ficar com uma melhor perceção da integração da comunidade portuguesa na região, onde inclusive foram entrevistados para uma rádio francesa, onde fizeram questão de fazer tocar o hino de Arouca. Ainda durante a visita, a delegação portuguesa conheceu uma floresta ordenada na região de Haute-Garonne, no sentido de perceber as práticas de gestão e preservação das florestas usadas naquele país.
Por fim, o momento mais marcante desta deslocação, aconteceu quando a delegação arouquense visitou a empresa de António Capela, que é também Presidente da Associação de Empresários Portugueses de Haute-Garonne, região francesa de forte importância económica em França, com cerca de 1.4 milhões de habitantes. Para os arouquenses foi um orgulho privar e poder constatar in loco, a empresa de um arouquense de sucesso mas acima de tudo a sua importância e o seu trabalho na área empresarial, e com ele trocar ideias sobre a região e a forma como podemos encetar ligações com os empresários arouquenses.